Remo: Sede náutica pode se beneficiar por receber delegações estrangeiras para as Olimpíadas

Segunda-feira, 22/07/2013 - 09:51

O fato de os Jogos Olímpicos de 2016 serem disputados no Rio de Janeiro trouxe a perspectiva de diversos estímulos para o esporte brasileiro, ainda mais para os atletas e clubes da cidade-sede. Seja com mais investimentos do Governo Federal, ou com maior gás nas iniciativas de apoio de empresas privadas com o fato de uma maior exposição de suas marcas com todos os olhares do esporte mundial voltados ao ciclo olímpico que culminará no Rio-2016, esta ideia vem se concretizando, não somente sob a forma de dinheiro, mas também de intercâmbio para os atletas e melhorias estruturais/materiais. Entretanto, no Club de Regatas Vasco da Gama não se vê sequer migalhas disso. Pelo contrário, o clube passou nos últimos anos por um intenso processo de sucateamento de seus esportes olímpicos/amadores, assim como da estrutura de seu patrimônio voltada para essas modalidades - o parque aquático e o ginásio poliesportivo principal interditados simbolizam isto.

Entretanto, com a proximidade cada vez maior dos Jogos Olímpicos, a tendência é que cada vez mais recursos estejam envolvidos no desenvolvimento do esporte do Rio de Janeiro. O Departamento de Remo do Gigante da Colina já vem se articulando para lograr vantagens com a estada de equipes de remo e canoagem no Rio de Janeiro: não apenas nas competições em 2016, mas também em aclimatações e períodos de treinamentos nos anos anteriores. Com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, o treinador de remo do Vasco da Gama, Marcelo Neves, revelou que representantes de diversos países já foram ao clube questionar sobre essa estadia, citando muitos destes países:

- Desde antes de Londres 2012 temos recebido visitas de vários países. A Inglaterra, a Austrália, Estados Unidos, Irlanda, Canadá e mais um que não me recordo. Todos esses países estão buscando locais para treinamento de suas seleções tanto de remo quanto de canoagem até as Olimpíadas de 2016, aqui no Rio. Acredito que a partir do ano que vem estejamos recebendo a visita dessas delegações.

Neste ano, Neves não espera muito em virtude de que algumas das principais competições do calendário mundial do remo estão demandando muito mais recursos do que o habitual, uma vez que estão sendo disputadas em lugares bem mais distantes. Até por isso, ainda não há nada fechado com nenhum país participante das Olimpíadas; entretanto, ele espera um aquecimento dessas movimentações já a partir de pelo menos o final deste ano:

- Ainda não tivemos nada fechado com essas seleções, até porque este ano de 2013 é muito ímpar, porque tivemos uma Copa do Mundo na Austrália e vamos ter um Mundial na Coréia do Sul (de 25 de setembro a 01 de agosto). Há um custo maior para todos os países. Normalmente as grandes competições de remo são disputadas na Europa, e o deslocamento muitas vezes é de poucas horas. Os barcos vão de carreta para o local da competição. Quando é na Coreia, na Austrália, esses barcos vão em contêineres, em navios. As passagens são mais caras, tudo é mais caro, o gasto dessas equipes neste ano vai ser maior com toda essa preparação. Então, acredito que eles vão começar a vir para o Rio para campos de treinamentos a partir do final deste ano ou início do ano que vem. Aí que vai começar a possibilidade de termos equipes de outros países no nosso clube, seria muito bom.

Para finalizar, Marcelo Neves dissecou o que mais interessa ao Vasco em todo este contexto: os benefícios que poderão ser legados ao clube com a hospedagem dessas delegações na Sede Náutica do clube. O treinador as enumerou:

- Os possíveis benefícios com receber essas delegações seriam os seguintes: poderíamos ter material trazido por essas equipes - barcos, remos, ergômetros - que eles deixariam aqui; benfeitorias na nossa Sede Náutica, como uma determinada Seleção que queira dormir aqui e reforme os dormitórios, reforma da cozinha; e, terceiro, a troca em espécie, isto é, o aluguel da sede eles pagariam em dinheiro que seria reinvestido. Além dos benefícios que eu citei, ainda há a possibilidade de intercâmbio para a nossa garotada, uma vez que conviverão com os melhores atletas do mundo da modalidade, o que é importantíssimo - conclui Marcelo, em contato exclusivo com o Blog CRVG - Em Todos os Esportes.




Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes