Basquete Base: Thiaguinho é líder nas cestas de 3 pontos em 2 categorias

Quinta-feira, 18/07/2013 - 05:34

A Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) divulgou os principais cestinhas do Campeonato Estadual das categorias da base após o primeiro turno da competição, das categorias sub-13, sub-14, sub-15 e sub-17. E o principal destaque vascaíno não poderia ser outro: Thiago Lucas Franco, o Thiaguinho. Com muitos anos de Vasco, e federado pelo então treinador do pré-mirim, Luiz Brasília, com apenas sete anos de idade, em 2013, com apenas doze anos, ele se desdobra jogando com protagonismo nas categorias pré-mirim (sub-12), mirim (sub-13) e sub-14.

Thiago, que atua na posição de armador, possui no excelente desempenho no arremeso de três pontos um dos principais trunfos de seu jogo. E isto não é de hoje: ainda menos experiente, em 2012 ele, com onze anos, foi o principal cestinha mirim de todo o Campeonato nos três pontos, com 28 arremesso convertidos em 18 jogos, isto é, com uma média de mais de uma por partida. Com uma equipe bem nova, o Vasco ficou na sexta colocação. Neste ano, é diferente: com um elenco mais completo e liderado por Thiago, Igor e Pedro, a equipe está na segunda colocação após o primeiro turno, com apenas uma derrota - para o favoritíssimo Tijuca -, tendo vencido Flamengo e Fluminense na Gávea e nas Laranjeiras, respectivamente. Thiago, o que é ainda mais assustador, foi o terceiro cestinha de três pontos do sub-14 (isto mesmo, sub-14) em 2012, com 15 bolas em 14 jogos.

Neste ano, após o primeiro turno, Thiago é o quinto melhor pontuador no geral da competição sub-13, com 126 pontos em oito jogos disputados; nos arremessos de três, Thiago lidera com folga, com 11 arremessos certeiros, quatro acima do segundo colocado. No sub-14, Thiaguinho também é o melhor neste tipo de arremesso, empatado com um atleta do Tijuca, com seis bolas.

É um desempenho espetacular, ainda mais se levarmos em conta que o atleta ainda jogará na categoria mirim em 2014 e, em 2013, ainda joga o pré-mirim (sub-12), o qual o Vasco lidera isoladamente e está rumo ao bicampeonato - no pré-mirim não há arremessos de três pontos, todas as bolas de quadra convertidas contam dois pontos, além dos lances livres, que dão um ponto também. Treinando Thiaguinho há muito tempo, o treinador das equipes sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15 do Vasco (isto mesmo: um mesmo profissional acumula quatro categorias), David Gaglianone, tem um relacionamento muito especial com o garoto, indo muito além das quadras. Thiago é morador da Barreira do Vasco, tem em David um grande amigo fora das quadras e sempre conta com o apoio dele, em diversos aspectos; em quadra, o próprio David fala que Thiaguinho é "o treinador da equipe em quadra", "sua cabeça dentro do jogo". O profissional fica feliz com o desempenho individual do jogador, que é tratado como uma jóia por todos do Departamento de Basquetebol do Gigante da Colina, e comenta um pouco sobre sua relação com ele, com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes:

- O Thiago é um jogador que gosto muito, confio, e ele já vem há dois anos como cestinha do mirim. No ano passado foi cestinha de 3 pontos do mirim, 3º no sub-14. Ele sempre está aí nas listagens. Neste ano ele está aparecendo um pouco mais na lista geral. Para mim, eu vou dizer, poderia ser qualquer atleta, mas sendo ele é especial porque eu faço as coisas por ele como se fosse meu filho, gosto muito, me entende. Só de olhar ele sabe o que eu quero dentro da quadra. Às vezes me surpreendo com ele, já que tira da cartola algumas coisas que são surpreendentes.




Fonte: CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco