Basquete Base: Rumo ao bi, Vasco vence mais duas e segue 100% no Circuito Estadual Pré-Mirim

Segunda-feira, 15/07/2013 - 06:35

Ninguém segura o Vascão! Na manhã desse domingo, o Jequiá Iate Clube recebeu o 4º Circuito Estadual Pré-Mirim de Basquetebol, e o Vasco confirma a cada circuito porque é o grande favorito para a conquista do título, o que seria o bicampeonato.

Às 10h, o Vasco recebeu a Liga Jacarepaguá, e não teve muita dificuldade para vencer. Em um jogo bastante tranquilo, o Gigante da Colina dominou desde o princípio da partida, venceu o primeiro quarto por 7 a 2, e como o treinador David Gaglianone dissertou durante a semana, desesperou a equipe adversária. Sendo assim, o Vasco aplicou 11 a 04 no segundo quarto, e fechou o primeiro tempo em 19 a 06.

Com a vitória praticamente definida no primeiro tempo, o treinador David Gaglianone teve a oportunidade de fazer algumas mudanças na equipe, e testar todos do elenco pré-mirim, e também para descansar a equipe titular contra o Fluminense. Mesmo assim o Vasco jogou melhor, fechou o segundo tempo em 16 a 06 e venceu a partida por 35 a 12.

O destaque da partida foi o camisa 4 do Vasco, Igor, que encestou 11 pontos para a equipe Cruz-Maltina, quase o mesmo número de pontos que o time inteiro da Liga Jacarepaguá marcou. Também pontuaram: Thiaguinho (8), Danielzinho (8), João Pedro (5), Filipe Zaphiro (2) e Matheus (1).

Logo em sequência o Vasco tinha o Fluminense pela frente, o que era uma incógnita, já que a equipe tricolor estava participando pela primeira vez no ano no Circuito Pré-Mirim. O Fluminense que foi o vice-campeão ano passado vencendo todas as partidas e perdendo apenas duas, exatamente para o Vasco, era esperado com bastante força e em tom de revanche, mas não foi o que se viu em quadra.

Sem maiores dificuldades, o Vasco foi pontuando naturalmente e quem comandou a equipe dentro de quadra foi Danielzinho, que foi o destaque Cruz-Maltino na partida contra o Fluminense, e ajudou o Vasco a fechar o primeiro tempo com o placar arrasador de 16 a 01.

O Fluminense que já não havia pontuado no segundo quarto, estava mais perdido do que cego em tiroteio no terceiro, e assim o treinador David aproveitou novamente para colocar jogadores do prezinho (1º ano do pré-mirim) em quadra para ganharem mais rodagem e ritmo de jogo, e sem muito esforço venceram o terceiro quarto por 04 a 00, abrindo 20 a 01 no placar. No último quarto, o Vasco chegou a abrir 22 a 01, mas no último minuto, quando já era mais do que tarde, o Fluminense resolveu acordar e conseguiu 6 pontos, fechando o jogo em Vasco 22 x 07 Fluminense.

Os cestinhas do Vasco na partida contra o rival das Laranjeiras foram: Danielzinho (06), João Pedro (06), Igor (06), Thiaguinho (02) e Bruno Alves (02).

Os jogos não tiveram grandes emoções dentro de quadra, mas para o campeonato foram importantíssimos para o Vasco da Gama, já que permaneceu na liderança isolada, invicto com 8 jogos e 8 vitórias, e se antes tinham dois adversários correndo por fora, a ABVRJ e Flamengo, agora só resta o Urubu como vice-líder da competição, já que a ABVRJ não participou do 4º Circuito, ficando para traz e praticamente dando adeus a disputa do título. O Vasco é líder com 30 pontos, contra 28 do Flamengo, e o próximo confronto entre as duas equipes que ainda será marcado, servirá como uma final antecipada da competição.

Outro ponto a ser ressaltado é que o basquetebol do Vasco recebe apoio ZERO da diretoria do Clube. Com salários atrasados dos profissionais, o Vasco não oferece bolsa auxílio, e sequer passagem aos seus jogadores, que mesmo assim a cada treino suam, lutam, e dentro da partida honram a tradição do Club de Regatas Vasco da Gama. A CRVG – Em Todos os Esportes agradece a abnegação de todos os profissionais, atletas, pais e torcedores que ajudam o basquete do Vasco como podem.

Confira a campanha da equipe pré-mirim do Vasco no Carioca 2013:

28/04 - Vasco da Gama 32 x 8 Municipal
28/04 - Vasco da Gama 24 x 20 Flamengo A
26/05 - Vasco da Gama 24 x 8 Botafogo
26/05 - Vasco da Gama 31 x 1 Flamengo B
23/06 - Vasco da Gama 39 x 23 Nova Friburgo
23/06 - Vasco da Gama 30 x 15 Jequiá
14/07 – Vasco da Gama 35 x 12 Liga Jacarepaguá de Basquete
14/07 –Vasco da Gama 22 x 07 Fluminense



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco