Juvenil: Vasco enfrenta o Olaria neste sábado às 11h

Sexta-feira, 12/07/2013 - 22:39

O Vasco da Gama terá um jogo decisivo e complicado neste sábado (13/07) pelo Campeonato Carioca Juvenil. Líder do Grupo A, o Gigante da Colina enfrentará o Olaria, às 11 horas, com o objetivo de alcançar sua nona vitória consecutiva e praticamente garantir uma vaga na grande decisão do primeiro turno. O jogo tem tudo para ser bastante disputado, pois o mesmo será realizado na casa do time da Rua Bariri, atual terceiro colocado da chave.

Além do forte adversário, o cruzmaltino terá que superar uma série de desfalques para alcançar seu objetivo. O principal deles é o atacante Renato Kayser, artilheiro do Estadual com 19 gols. O lateral-esquerdo Lorran, o zagueiro Ítalo, o goleiro Juninho e o atacante Caio Monteiro também não enfrentarão o azulão:

- O jogo contra o Olaria é importante. Se a gente conseguir um resultado positivo estaremos praticamente garantidos na final do turno. Se a vitória vier, tentaremos no último jogo contra o Quissamã fazer o necessário para levar a final da Taça Guanabara para Itaguaí. Vai ser uma partida difícil, pois temos vários desfalques. O Caio e o Lorran estão na Seleção, o Renato Kayser está suspenso e o Ítalo está lesionado - afirmou o treinador Cássio Barros ao programa "Só dá Base".

Os titulares deverão ser substituídos por atletas nascidos no ano de 1997, ou seja, por jogadores que estão no primeiro ano de juvenil. Alguns, como Bruno Cosendey, Marquinhos, Leandro Muriqui e Matheus Barbosa, já vinham sendo utilizados. Apesar de achar que os jovens dessa geração deveriam ser integrados aos poucos no grupo principal, o técnico Cássio Barros confia num bom desempenho de seus comandados:

- O ideal seria que os atletas nascidos em 97 fossem inseridos aos poucos no grupo de trabalho, mas tivemos que adiantar esse processo devido aos problemas de lesão. Temos muitos atletas machucados. Temos um banco todo formado por atletas 97 e mais três jogando no time titular. O Lucas Choco está voltando, o Luiz Felipe está lesionado, o Matheus Pinheiro está lesionado, o Juninho está lesionado, o Índio e o Danilo estão servindo ao juniores e o Lorran está na Seleção. Temos vários atletas 96 fora de combate, alguns por conta de lesão e outros por estarem servindo uma categoria acima por conta do potencial demonstrado. É devido a esses fatores que estamos utilizando vários atletas nascidos em 97. O ideal seria trazê-los para o grupo nesse segundo semestre, mas tivemos que fazer antes. O bom é que eles estão correspondendo as expectativas. Fico feliz com isso - disse o comandante do sub-17 ao programa "Só dá Base".

Conforme relatado no início desta matéria, uma vitória colocará o cruzmaltino muito próximo da classificação para a final da Taça Guanabara. O resultado positivo fornecerá ao Vasco a oportunidade de disputar com o primeiro colocado do Grupo B uma vaga na desejada final geral do Campeonato Carioca. O técnico do sub-17, Cássio Barros, discorreu sobre o assunto:

- Toda conquista é importante para a formação dos atletas. Quando você trabalha num clube como o Vasco, que é um time de ponta, a conquista e a formação precisam caminhar juntas. É uma coisa que acaba vindo naturalmente. Se você estar num grande clube, você vai trabalhar com jogadores de qualidade e alcançar conquistar. Nosso objetivo é disputar finais sempre que for possível. Queremos brigar de igual para igual com todos. Estamos próximos de chegar a uma final de Taça Guanabara e sei que temos condições de conquistá-las. Vamos lutar por esse título, pois ele nos garante na final do Estadual e dá uma tranquilidade para o restante do ano. Temos três jogos para garantir uma vaga na final do Estadual e não podemos deixar essa oportunidade passar. No segundo turno serão mais 18 jogos. Se eu posso alcançar a final com três jogos por qual motivo fazer isso em 18? Temos que encurtar esse caminho. Não podemos deixar essa oportunidade passar - declarou o ex-lateral ao programa "Só dá Base".

Com informações do Programa "Só dá Base/Só dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco