Futebol Americano: Quiropraxista cuida dos jogadores de Vasco e Botafogo

Sexta-feira, 14/06/2013 - 13:12

Botafogo Futebol Americano e Vasco Patriotas estreiam neste sábado no Torneio Touchdown. O primeiro pega o Ipatinga Tigres, às 15h (de Brasília), em Minas Gerais. O segundo joga contra o Salvador All Saints, em Camaçari, na Bahia, uma hora antes. Além do fato de representarem o Rio de Janeiro ao lado do Flamengo FA na competição, os dois times têm um importante reforço em comum para a temporada. Trata-se da quiropraxista Juliana Piva. Tida como "salvadora" pelos atletas, ela é responsável por preparar botafoguenses e vascaínos para os jogos, amenizar as dores de lesões durante as partidas e recuperá-los depois dos confrontos.

Nascida em São Paulo, Juliana tem um contrato de sigilo assinado com as duas equipes. Ou seja, não pode vazar informações de uma para a outra. A profissional garante não torcer para nenhum time. Mas ela sofre com as tentativas dos jogadores de fazê-la virar torcedora.

- Preferência clubística eu não tenho. Não torço. Tenho contrato com os dois e não posso falar nada de um para o outro. Mas os jogadores ficam me enchendo o saco (risos). O dia em que tiver o jogo entre Vasco e Botafogo eu não sei como vai ser. Vão me encher a paciência porque cada um vai querer que eu fique do seu lado no jogo. Eles me respeitam, levam muito na brincadeira. Quando as partidas forem no mesmo dia e em lugares diferentes, vou indicar um colega para ficar no jogo, assim como quando tiver Vasco e Botafogo - relatou a quiropraxista.

Juliana tem experiência em outros esportes, como taekwondo, judô e saltos ornamentais. Pós-graduada em quiropraxia do esporte, a profissional conta que a ideia de trabalhar com o futebol americano surgiu como um reflexo da liga dos Estados Unidos, a National Football League (NFL).

- Todos os times lá têm quiropraxista. Eles compraram a ideia no Brasil. É um esporte de muito contato. Eles têm muita lesão no joelho, ombro e lombar. É o que eles mais sofrem durante o campeonato, além de tornozelo e punho. Fizemos um questionário logo depois do início do trabalho e já mostrava como tinha melhorado com a quiropraxia - concluiu a prestativa quiropraxista que diz que, a cada instante, tem seu nome chamado por um atleta com um pedido ou reclamação diferentes nos treinamentos e jogos.

Juliana Piva faz massagem em atleta do Botafogo FA


Fonte: GloboEsporte.com