Santiago Montoya é o 10º estrangeiro contratado na gestão de Dinamite

Sexta-feira, 14/06/2013 - 08:40

Reforço do Vasco para esta temporada, o colombiano Santiago Montoya é o décimo estrangeiro contratado pelo clube na gestão Roberto Dinamite. Sua missão na Colina não será das mais fáceis. Afinal, esses últimos gringos passaram longe dos holofotes.

O primeiro dessa lista foi Maurício Pinilla. O chileno, contratado pelo Cruz-Maltino em 2008, após passar por nove clubes mundo a fora - entre eles a Inter de Milão - não correspondeu às expectativas. Pelo clube de São Januário, o atacante só jogou três partidas e não marcou um único gol sequer.

No ano seguinte, o Gigante da Colina fechou com três estrangeiros. O paraguaio Pedro Vera ficou uma temporada inteira no clube, mas acabou não entrando em campo uma única vez. Seu conterrâneo, Milton Benitez, teve um pouco mais de sorte e até fez uma ou outra boa partida. No entanto, não teve seu contrato renovado para a temporada seguinte.

Mesmo com a falta de sucesso nas contratações anteriores, Dinamite não parou de buscar reforços no mercado sul-americano. Em 2010, o argentino Matias Palermo desembarcou no Brasil para jogar pelo Vasco. A apagada passagem do meia não durou nem uma temporada.

No mesmo ano, cercado de boa referência, o lateral-direito paraguaio Julio Irrazábal foi contratado com status de titular. Teve boas chances com o técnico PC Gusmão, mas logo perdeu espaço e foi dispensado.

Já em 2011, o apoiador argentino Chaparro chegou ao Vasco, por intermédio da Traffic. Demorou a ganhar as primeiras chances, mas, quando entrou em campo, não correspondeu. Foi dispensado.

No começo do no passado, mais dois sul-americanos chegaram ao Vasco. O argentino Abelairas, aquele que deixou Conca no banco nos tempos de River Plate (ARG), até teve algumas boas atuações na Colina, mas sofreu com a concorrência no setor, que, à época, contava com Felipe, Juninho, Diego Souza e Bernardo. Sem espaço, foi negociado.

Na mesma época, o equatoriano Tenório foi contratado. O atacante teve azar, pois, em sua primeira partida como titular, rompeu o tendão de aquiles do pé direito e ficou seis meses afastado. De qualquer forma, de todos os outros gringos contratados na gestão de Dinamite, o Demolidor é quem mais conseguiu cultivar carinho da torcida. Neste ano, finalmente, ele vem conseguindo manter uma sequência de jogos.

Antes de Montoya, o último sul-americano a chegar ao Vasco foi o peruano Yotún. O lateral-esquerdo teve grande destaque na temporada passada, defendendo o Sporting Cristal, e chegou à Colina para ser titular no setor. Até agora, tem alternado boas e más partidas.

Confira a lista de gringos que passaram pela Colina na gestão de Dinamite:

2008 - Maurício Pinilla
2009 - Pedro Vera e Benítez
2010 - Matías Palermo e Irrazábal
2011 - Chaparro
2012 - Matías Abelairas e Carlos Tenório
2013 - Yoshimar Yotún e Santiago Montoya

Fonte: Lancenet