Futsal: Carlão, atendente do Vasco, passa a integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira

Domingo, 09/06/2013 - 06:22

Um autêntico salonista. É assim que se define Carlos Alberto Rodrigues, o Carlão. Com dezoito anos de dedicação ao futsal, o atendente faz sua primeira atuação como membro da comissão técnica da Seleção Brasileira, que enfrenta a Costa Rica nesta sexta (31/5) em Foz do Iguaçu (PR), e no dia 2 de junho em São José dos Pinhais.

Logo no primeiro ano de carreira, Carlão passou a trabalhar nas categorias de base do Vasco da Gama. Quando, em 1998, a equipe carioca passou a contar com um time adulto de futsal, o atendente cuidou do elenco principal.

Foi neste período que Carlão trabalhou pela primeira vez com o atual treinador da Seleção Brasileira de Futsal, Ney Pereira. No ano seguinte, Fernando Ferretti, atual comandante da Krona/Joinville, assumiu as rédeas do clube carioca.

E, em 2000, com Marcos Morais como treinador, Carlão participou da conquista da Liga Futsal, uma de suas fases mais vitoriosas. “Nós começamos em uma carreira ascendente, e terminamos campeões. Foi o coroamento do meu trabalho”, afirmou.

Nos anos seguintes, segundo o atendente, o investimento foi caindo, e o desempenho do time não foi mais o mesmo. Mas Carlão não desistiu do futsal. “Tive várias oportunidades de atuar no futebol de campo, mas fiz minha opção. No futsal, me sinto confortável em trabalhar seja qual categoria for, desde a base até as equipes principais”, disse.

Chance na Seleção

No início deste ano, a Seleção Brasileira passou por uma reformulação. Ney Pereira foi chamado para ser o novo técnico, e Carlão, velho companheiro de Vasco, acabou sendo lembrado. Ele comemora a lembrança. “Fiquei muito contente de ter meu nome cogitado para entrar na Seleção. É um sinal de reconhecimento”, lembra.

Entretanto, quem assumiu a vaga foi Osmã Aciol Galvão, que atuou pela primeira vez com o escrete canarinho no Desafio Internacional contra a Venezuela, em Cabo Frio (RJ), e no II Circuito Sul-Americano de Futsal, em Uberlândia (MG). Carlão revela não ter mágoas, e repete: “Fiquei feliz só de ter sido lembrado”.

A chance acabou aparecendo em um momento de revés: uma semana após a conquista do Circuito, Osmã veio a falecer. E Carlão teve, enfim, oportunidade de atuar pela Seleção. “Espero estar à altura do que se exige”, confessou.

A Seleção Brasileira joga em Foz do Iguaçu no Desafio Internacional de Futsal contra a Costa Rica. O duelo será às 19h30 desta sexta-feira (31/5), no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti. O canal por assinatura Sportv transmite a partida ao vivo.

Carlão é velho conhecido de Ney Pereira, dos tempos de Vasco da Gama


Fonte: CBFS