Conheça a história do rúgbi do Vasco, que já foi até preliminar do futebol em São Januário

Sexta-feira, 24/05/2013 - 12:27

1937 - SÃO JANUÁRIO, SEDE DO RUGBY - ESPORTE EXIBIÇÃO DO VASCO

Estamos no século XXI - maio de 2013. Os sócios do Vasco, Marcelo Paiva e André Pedro, do site WebVasco e Marcus Simonini do blog Incondicionalmente Vasco, comparecem ao programa de rádio Caldeirão Vascaíno e expõem o desejo de que o clube possa fomentar em seu estádio a prática do Rugby.

Agora vejamos o século XX - meados de 1936. Viajamos no tempo dos registros históricos da memória vascaína e voltamos ao passado há exatos 77 anos. Dois sócios, dirigentes do Vasco: Álvaro Loureiro, este como diretor da recém criada seção de rugby e Cabral de Almeida, preparador da equipe. Ambos se dispõem à empreitada de difundir o "football rugby" entre os sócios-atletas do clube.

A criação da Seção de Rugby

Convocações dos sócios-atletas dispostos à prática do esporte são feitas pelos jornais do então Distrito Federal, que festejam a iniciativa. O treinamento é feito tanto no estádio de São Januário como na histórica praia de Santa Luzia.

O próprio entusiasta do rugby, Álvaro Loureiro, também incentivador da prática do ciclismo, da natação e do water-pólo no Vasco, esclareceu em depoimento à imprensa no início de 1937, o porquê de se treinar na praia:

"- Desde as vésperas do natal de 36 que eu não reúno os rapazes para treinarem em São Januário. Dei-lhes férias, bem prolongadas... mas é preciso.

- Preciso dizer que não temos ensaiado no gramado, entretanto estamos fazendo uns treinos na praia. Coisa leve, apenas para que os rapazes não percam o gosto pelo Rugby.

- Resolvi esta modalidade de treinamento, visando dois objetivos: o primeiro, para que os Rugby-players tenham mais interesse pelo treino. Você compreende, na praia eles são vistos pelas mocinhas e daí nascer neles um entusiasmo grande do qual resulta um treino proveitoso. O segundo objetivo é com os ensaios em público conseguir elementos para o quadro e fans para o Rugby".

O rugby vascaíno era exibido internamente para a família vascaína entre duas equipes de "quinze" que disputavam entre si. Tais encontros ocorriam nas festas desportivas proporcionadas pelo clube, quando eram exibidas diversas modalidades dos então denominados "torneios íntimos". A exibição do rugby ainda se deu na preliminar do campeonato juvenil de futebol da cidade do Rio de Janeiro, quando estreiou a 9 de agosto de 1936, em São Januário.

A preliminar do Clássico da Paz

Diante de tanto esforço, surgiu uma a grande oportunidade de divulgação do rugby ao público em geral. A data de 31 de agosto de 1937 estava desiginada aquela que a imprensa esportiva da época já nomeava como a "Batalha da Paz" ou o "Clássico da Paz". Vasco e América iriam disputar a primeira partida entre os clubes de futebol do Rio de Janeiro ligados às antigas LCF - Liga Carioca de Futebol e FMD - Federação Metropolitana de Desportos, que se fundiram para a criação da Liga de Football do Rio de Janeiro - LFRJ.

A iniciativa vascaína teve repercurssão, era noticiado que a própria Federação Metropolitana criou a 7 de junho de 1937 o departamento de rugby da entidade. Os jornais da época anunciaram a preliminar com certo destaque.

O resultado da apresentação foi controverso, diante da falta de cultura para o esporte que era estranho para o público. No dia seguinte ao match, os jornais nem se preocuparam em divulgar o score do jogo, mas somente comentários mínimos.

O jornal Gazeta de Notícias afirmava que a "disputa entre os dois "quinze" do Vasco da Gama, revestiu-se de grande sensacionalismo, devido a ser a primeira apresentação nas canchas brasileiras. Entretanto, falta muito para constituir uma luta empolgante e cheia de interesse como se dá nos Estados Unidos", confundindo rugby com football americano.

Já o Diário de Notícias esclareceu que o jogo foi disputado com ardor! Fato é que não se teve mais notícia de nova exibição do rugby vascaíno para o público em geral, apesar das notícias do funcionamento da referida seção até o fim do ano de 1939.

Em 1940 o Conselho Nacional de Desportos passou a reger o esporte nacional e suas modalidades, inclusive o rugby, deixando este de ser praticado no Vasco.

Por fim, voltando ao século XXI, a pergunta que fica! Poderá o Vasco voltar a praticar o rugby? Se não nos esquecermos do remo (esporte matter), do basquete, da natação, do futebol de salão, dentre tantas modalidades esportivas em que o Vasco gloriosamente já se sagrou campeão, a resposta é simples: porque não?

Os rugby-players que se exibiram na preliminar do Clássico da Paz

Equipe Negra (A): Amorim - Xavier - Dario - Luiz - Elisário - Soares - Luciano - Valdemar - Alexandre - Anjinho - Matelo - Anselmo - Domingos - Almeida e Alicate

Equipe Branca (B): Urbano - João - Duque Estrada - Orlando - Ferramenta - Lobianco - Antero - Juvenal - Leandro - Gouveia - Rufino - Carvalho - Ferer - Nicolau - Vencesláu - Ferraro - Murray - Rapuano e Arlindo

Juízes: Álvaro Loureiro e Cabral de Almeida



Fonte: Sempre Vasco