Manoel Santos diz que torcedor poderá usar internet sem fio em São Januário a partir de sábado, e fala sobre CT e Sede Náutica

Terça-feira, 21/05/2013 - 22:09

O Vice-presidente de Engenharia do Vasco, Manoel Santos, participou na noite desta terça-feira (21/05) do programa "Só dá Vasco". Na oportunidade, o dirigente falou sobre a situação da Sede Náutica, sobre a situação do Centro de Treinamento do profissional e revelou que a partir de sábado (25) o torcedor terá acesso a wi-fi em São Januário.

Confira a transcrição da entrevista:

Novidades em São Januário

"Bom, há alguns dias atrás, pelo menos uns 15 dias, eu entrei no ar no Só dá Vasco e disse que iriamos instalar o wi-fi da Tim em São Januário. A partir do jogo contra a Portuguesa, o vascaíno poderá acessar o sistema com uma velocidade muito boa. Totalmente gratuito. Na primeira fase, deve pegar todo o anel de São Januário. Já na segunda fase o wi-fi deve pegar todo o complexo de São Januário. Dessa maneira, vamos atender o torcedor. O torcedor vai poder usar seu Smartphone, acessar a internet, ver resultados...Vai ser um conforto há mais para os vascaínos. Esse equipamento com a Tim demorou pra sair porque tivemos que homologar vários desses próprios equipamentos para o estádio. Isso vai ser um diferencial também para o pessoal da imprensa, que usam o sistema de modem. Agora vão poder usar um sistema só pra eles, com uma internet mais rápida. Vai dar pra ser transmitido em tempo real praticamente tudo que eles quiserem fazer em São Januário. No sábado, vamos fazer umas ativações. Vamos ter algumas meninas da Tim na arquibancada. O torcedor vai fazer um pequeno cadastro, logar com sua senha e acessar normalmente. Uma vez fazendo esse cadastro, poderá se conectar e usar totalmente de graça e de maneira automática".

"Com a implementação das redes sociais, que estão cada vez mais fortes, você pode mandar fotos, escrever suas opiniões... E muitos vascaínos ainda não podem ter seu pacote de dados para poder fazer isso. Então a gente vai dar essa plataforma de graça aos torcedores. O mais interessante é a velocidade. Eu quando estava há um ano atrás negociando a parceria com a Tim, eu sempre toquei no assunto de oferecer o melhor serviço ao estádio. Eu sempre quis uma ótima velocidade. Então, eles prometeram, desenvolveram, homologaram os equipamentos e tá tudo certo. Se o torcedor olhar pra cima da marquise, vão ver várias antenas instaladas. Estou muito feliz com isso. E a partir de sábado, vamos dar o start nessa rede".

Sede Náutica

"Sem dúvida, agradeço todas as sugestões. O que a gente poder fazer de melhorias, seja no patrimônio, seja dentro de estádio, a gente sempre agradece as sugestões dos vascaínos. Inclusive, semana passada estivemos na sede da Lagoa. Fizemos melhorias na sede Náutica. Estamos fazendo obras lá e inclusive, estamos precisando de ajuda. Queria até saber se tem algum torcedor que é especialista em pintar azulejo para conseguir fazer esse carinho pra gente. Precisamos pintar cerca de 4 azulejos, coisa simples. O vascaíno que souber e tem essa habilidade, poderia nos ajudar. Depois consigo até um certificado para esse vascaíno retribuindo esse carinho. Precisamos muito da ajuda dos vascaínos".

"Nós estávamos com as obras paradas por conta de uns problemas no final do ano passado. Ficamos cerca de 6 meses parados. Conseguimos a liberação dessa verba. O que esta sendo feito na Lagoa é toda a melhoria no terraço, tem a parte de pintura externa e outros detalhes importantes como a sala de musculação também. Eu acredito que a gente tenha cerca de 2 meses de obras para entregar a sede nos trinques, com um melhor conforto para o atleta para que possa desempenhar um bom papel dentro da água".

CT Vascaíno

"Estamos em um impasse com relação a liberação. Estamos co-liberados. Falta toda a papelada para ficar tudo certo. Nós tinhamos uma situação, onde a prefeitura ia entrar com um valor para construção do CT. Mas parece que só vão entregar o terreno. E se entregarem o terreno em bom estado, já vai ser de grande ajuda pra gente. O terreno é uma área que tem que ser aterrada. É um solo não muito firme. Se a gente conseguir um terreno em Jacarepaguá, a gente vai ficar muito contente. Existe uma parceria de uma empresa de bebida que ela quer ajudar. O projeto já foi feito e viabilizado. Ele está passando pelo nosso futebol, o René está dando os ajustes finais. Sabemos que esse projeto é em conjunto com o Botafogo, então chegando nesse acordo com eles, tudo vai estar certo. Vamos avaliar e dar sugestões fazendo modificações para que seja servido o melhor para o futebol. Mas a gente está esperando que a diretoria dê sinal verde para a gente colocar esse projeto pra frente".

Vocês estão lutando para a Prefeitura entregar o terreno plano?

"Exatamente. Hoje o custo de você aterrar uma área daquela é muito alta. Em termos de área cúbica, é um valor muito caro. Eu já ficaria satisfeito se o terreno viesse pra gente já em boas condições. Se a gente pegar ele de forma original, vamos ter que investir muito para conseguir planar o terreno. Então se entregarem pra gente já pronto, vai ser de muito ajuda. Eu fui diretor do Vasco/Barra por muito tempo até fechar. Eu sei que o técnico precisa do seu cantinho, da sua privacidade. E isso em São Januário é impossível. Tem todo o assédio dos torcedores, imprensa. O CT é importante para o trabalho do técnico em todos os sentidos. Eu acho importante o quanto antes a gente conseguir essa liberação para começarmos a construir".

Tempo de construção após a entrega do terreno plano

"Tendo os recursos, é rápido. Será de acordo com o planejamento. Como o investimento vai ser feito por uma empresa privada, eu acredito que em menos de 1 ano a gente já consiga ter esse CT. Desde que a gente consiga arrumar o terreno para começar a construir. Os recursos não são do clube, até porque todos sabem da situação que vivemos. Mas que como tem essa parceria com essa empresa grande de bebidas, acredito que a gente possa pensar em até 1 ano estar com esse CT novo. O processo embora tenha o Vasco e o co-irmão Botafogo, o incentivo é privado. Não vamos pagar a obra. É somente uma previsão caso tudo esteja liberado".

Mensagem final

"Obrigado pela entrevista. Agradeço pelo feliz aniversário. Eu acredito que o Vasco vai fazer uma boa estreia, já estamos trabalhando há 30 dias. Deve chegar alguns jogadores no meio desse percurso. Acho que o Autuori é um grande técnico e vai conseguir montar um bom time. Podemos trazer jogadores que não tem certa visão nacional, mas alguns, costumam dar certo por aqui. Em 2008 e 2009, tivemos o problema com o rebaixamento. Eu estava do lado do Rodrigo Caetano e eu via ele trocando telefonema com vários técnicos para conseguir montar um time. Vimos Fagner e Dedé, que eram desconhecidos, se tornaram grandes jogadores. Quando a gente menos espera, sai equipe competitiva. Precisamos de uma equipe aguerrida e sempre correr atrás do título. Podemos em uma equipe não ter grandes nomes, mas ter muita raça. Estou confiante que vamos fazer uma boa partida. Com a vinda de alguns jogadores, eu acho que a gente pode fazer um bom campeonato. É uma questão de só deixar o técnico trabalhar. Quero ver a gente jogar com adversários de nível para começarmos a acompanhar bem nosso time. Essa primeira vitória vai ser muito importante pra gente".

Fonte: Só Dá Vasco/Supervasco