Carlos Germano e Acácio torcem pela volta de Hélton ao Vasco

Domingo, 12/05/2013 - 17:12

O clássico entre Porto e Benfica, realizado no último sábado (11/05) no Estádio do Dragão, foi acompanhado com bastante carinho por milhares de torcedores vascaínos espalhados pelo Brasil. O grande responsável por essa mobilização foi o atual camisa 1 da equipe portista, que durante os anos de 1997 e 2002 defendeu muito bem as cores do Gigante da Colina. A boa passagem por São Januário faz com que os adeptos cruzmaltinos torçam para que o interesse da diretoria do clube saia do papel e Hélton retorne para o lugar que um dia já chamou de casa.

A negociação, porém, não é fácil. Isso porque o arqueiro possui contrato com o Porto, clube que defende desde 2005, até o final da próxima temporada européia. Como o Vasco hoje não possui recursos para investir na aquisição de nenhum jogador, o atleta de 34 anos só poderá retornar caso ocorra uma liberação do time portista.

O retorno de Hélton ainda é incerto, porém vascaínos ilustres querem vê-lo novamente com a camisa do Gigante da Colina. Um deles é o ex-goleiro Carlos Germano. Campeão Brasileiro em 97 pelo cruzmaltino, o hoje preparador da posição acredita que a contratação do ídolo seria excelente para o clube e para a torcida:

- O Hélton seria fundamental. Tirando a parte técnica que a gente já conhece, o Hélton seria fundamental para o momento do Vasco. O Hélton é ídolo do torcedor e isso seria a grande vantagem do Vasco em relação à contratação do Hélton. Seria muito boa a vinda, pois ele traria na bagagem títulos importantes que conquistou com a camisa do Vasco. Esse é um nome que o Michel, o Alessandro e o Diogo aceitariam de baraços abertos. A vinda do Hélton seria boa pelo fato dele ser um parceiro nosso e ídolo do clube. A vinda do Hélton seria excelente - afirmou Germano ao programa "Só dá Base".

Outro que elogiou bastante Hélton foi Acácio. Hoje treinador de futebol, o também ex-goleiro vascaíno lembra que trabalhou com o carioca na Seleção Brasileira. Na opinião do arqueiro titular durante o título Brasileiro de 89, o atual camisa 1 do Porto agregaria qualidade ao elenco vascaíno:

- Eu trabalhei muito tempo nas categorias de base da Seleção Brasileira. Eu fui campeão mundial sub-17 na Nova Zelândia e trabalhei também na sub-20. Eu tinha uma voz ativa nas seleções de base. Eu fui o treinador de goleiros que tive participação na primeira convocação do Hélton para a Seleção Brasileira. Ele participou do Mundial com o meu aval. Eu o conheço muito. Fui auxiliar do Jair Bragança no Mundial de Clubes que teve no Brasil, onde o Hélton foi titular. É um baita goleiro - disse o ex-goleiro ao programa "Só dá Vasco".

Apesar de rasgar elogios para o grande sonho de consumo da torcida, Acácio afirmou que o problema do Vasco atualmente não é com a posição de goleiro. Segundo ele, Michel Alves e Alessandro possuem qualidade e podem se firmar caso o cruzmaltino consiga melhorar a qualidade de seu plantel:

- O goleiro não é o único culpado por esse momento complicado que o Vasco vive. Essa posição, infelizmente, é muito cobrada. O Vasco passa por um momento complicado e difícil, mas não é só com os goleiros, mas também com o plantel. E onde a bomba vai estourar? Onde ela vai explodir? Realmente é no goleiro. Eu conheço muito bem os dois goleiros do Vasco. Eu trabalhei com os dois. Eu fui auxiliar do PC Gusmão no Vasco e depois trabalhei no Ceará com o Michel Alves. São dois goleiros de potencial, mas é complicado jogar numa situação dessa. Sempre sobra para o goleiro. O momento do Vasco é muito complicado. Pode colocar o melhor goleiro do mundo no time do Vasco, pois ele sozinho não conseguirá resolver. Eu acho que o problema do Vasco não é nessa posição, até porque hoje o Vasco tem dois excelentes treinadores de goleiros. O Vasco não tem só o Carlos Germano, mas também o Márcio. O problema do Vasco não é nessa posição. A coisa estoura ali, mas o problema não é esse - declarou Acácio ao programa "Só dá Vasco".

Ao longo de sua trajetória pela Colina, Hélton conquistou o Campeonato Brasileiro de 2000, a Copa Mercosul de 2000, a Taça Guanabara de 2000 e a Taça Rio de 2001. Ao ser questionado recentemente sobre a possibilidade do retorno, o camisa 1 do Porto afirmou via assessoria que só irá se posicionar após o término do Campeonato Português.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco