Com 14 mil presentes em São Januário, Fluminense vence Emelec e vai às quartas da Libertadores

Quinta-feira, 09/05/2013 - 00:08

Foi com certo sufoco, como o Fluminense já se acostumou, mas com gol do artilheiro Fred, o o time de Abel Braga venceu o Emelec por 1 a 0 e está classificado para as quartas de final de Libertadores da América. O sonho continua vivo.

O Tricolor espera agora o vencedor do confronto entre Olímpia e Tigre, que jogam nesta quinta-feira, no Paraguai. No jogo de ida, vitória argentina por 2 a 1.

PRIMEIRO TEMPO

Empurrado pela torcida, que lotava São Januário e não parava de cantar, o Fluminense iniciou o jogo tentando pressionar o Emelec. A primeira chegada do Tricolor ocorreu logo aos dois minutos. Em boa jogada de Carlinhos pela esquerda, o lateral aplicou uma meia lua no adversário, levou ao fundo e cruzou. Fred quase conseguiu cabecear, mas a defesa equatoriana afastou.

O lance conferiu falso indício de que o Fluminense fosse estabelecer uma pressão e sufocar o adversário, todavia, não foi isso que se verificou na prática. O Emelec, montado no 4-5-1, se fechava e buscava as saídas em contra-ataque. Embora tivesse a posse de bola, o time de Abel Braga não conseguia oferecer perigo à meta de Dreer.

A primeira grande oportunidade do jogo foi equatoriana. Aos 13, Thiago Neves preciptou inversão de jogo para o lado direito do meio campo. Esperto, o Emelec recuperou a bola e saiu em velocidade em três contra três. De Jesus invadiu a área e chutou forte, obrigando Cavalieri a realizar grande defesa. O Flu tentou responder em seguida. Wellington Nem invadiu pela esquerda, mas cruzou mal.

O panorama do jogo se mantinha inalterado e Thiago Neves não aprendeu a lição. Com 19 minutos de jogo, o meia novamente errou passe bobo. Dessa vez, Valencia avançou livre, sem marcação e arrematou mal, fraquinho, para as mãos de Cavalieri. Percebendo os perigos do adversário, a partir deste lance o Fluminense passou a jogar de forma mais segura. Eram decorridos 21 minutos quando o Tricolor teve finalmente uma grande oportunidade. Carlinhos, em bela atuação, avançou pela esquerda e fez bom cruzamento, que foi desviado por Thiago Neves. A bola quicou perigosamente e Dreer não conseguiu encaixar.

Wellington Nem tentou entrar de carrinho, mas o camisa um conseguiu se recuperar em tempo. O Emelec abusava da violência e fazia diversas faltas. O jogo tinha 27 minutos quando Fred saiu da área e sofreu pegada dura, no lado esquerdo do ataque tricolor, próximo ao meio campo. Na cobrança, Jean cobrou e a trajetória da bola foi uma parábola perfeita até a cabeça do camisa nove, que desviou de casquinha e abriu o placar. O Fluminense fazia 1 a 0 para delírio do torcedor presente em São Januário.

Com o placar aberto, o Emelec não modificou sua postura e o Fluminense ganhou mais tranquilidade para administrar a vantagem. Dessa forma, a primeira etapa chegou ao fim com o placar que já bastava ao Time das Laranjeiras para alcançar as quartas de final.

SEGUNDO TEMPO

O Emelec iniciou a segunda etapa tentando pressionar e chegou com três lances de perigo. No mais agudo, aos quatro, Quiñonez entortou Wágner pela direita, invadiu a área e chutou forte, rasteiro. A bola foi cortada por Cavalieri e Digão afastou, assustando com a possibilidade de um gol contra.

O time equatoriano tomava ia pra cima, mas o Fluminense não conseguia aproveitar os espaços. Percebendo o melhor momento do adversário, Abel Braga decidiu mexer e sacou Thiago Neves, que esteve abaixo do esperado, e colocou Rhayner.

Aos 23, Caicedo tentou chute da entrada da área e a bola saiu rasteira, pelo lado esquerdo da meta de Cavalieri. Dois minutos depois, Abelão tirou Bruno, colocou Diguinho e passou Jean para a lateral direita. O jogo seguia tenso, com contornos dramáticos em São Januário.

O Tricolor pôde respirar um pouco mais aliviado aos 31 minutos. Achilier fez falta em Rhayner para amarelo. Como o jogador já tinha levado um cartão, acabou expulso. A torcida do Flu voltava a cantar.

O jogo foi praticamente definido aos 37 da segunda etapa, quando Quiñonez reeditou o erro do companheiro e também foi expulso pelo segundo amarelo.

Com dois a mais e com a obrigação do Emelec de sair para o jogo, a missão do Flu foi simplificada. Em ótimo contragolpe, Rhayner acelerou pela direita, foi ao fundo e cruzou rasteiro, bola que Carlinhos apenas teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. O 2 a 0 decredtou números finais em São Januário. O Fluminense estava garantido nas quartas de final.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 2 X 0 EMELEC

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 08/05/2013 - 22h00 (de Brasília)

Árbitro: Victor Hugo Carrillo (PER)
Auxiliares: Jonny Bossio (PER) e César Escano (PER)

Renda/público: R$ 14.469 presntes / pagantes: R$ 449,060,00

Cartões amarelos: Achilier (EME); Bagüi (EME); Wila (EME); Narváez (EME); Quiñonez; Thiago Neves (Flu)
Cartões vermelhos: Achilier (EME);

GOLS: Fred 28'/1°T (1-0)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno (Diguinho 25'/2°T), Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wágner e Thiago Neves (Rhayner 21'/2°T); Wellington Nem e Fred (Samuel 371/2°T). Técnico: Abel Braga

EMELEC: Dreer; Narváez, Achilier, Nasuti e Bagüi; Pedro Quiñonez, Wila (Zeballos 25'/2°T), Valencia (Caicedo 16'/2°T), Jimenez e Mondaini; De Jesus. Técnico: Gustavo Quinteros

Fonte: Lancenet