São Januário será palco de Fluminense x Emelec, nesta 4ª-feira, às 22h

Quarta-feira, 08/05/2013 - 19:24

Pressão. Nesta Libertadores, tirando o jogo contra o Huachipato, no Chile, em todas as vezes que o Fluminense atuou longe de casa ele sofreu com estádio lotados e muito barulho da torcida adversária. Nesta quarta-feira, às 22h, diante do Emelec (EQU), a torcida tricolor tem a chance de transformar o estádio em um caldeirão e fazer com que o time equatoriano prove do próprio veneno.

São Januário é talvez o estádio brasileiro que mais tenha a "cara" da Libertadores. Bem antigo, com 86 anos de existência, torcida localizada bem próxima ao gramado, o acesso do time adversário sempre muito complicado e muito barulho. Quem espera que isso não seja apenas teoria é o técnico Abel Braga, que falou sobre o estádio vascaíno e pediu uma maior mobilização da galera tricolor:

- Eu sei que vão entrar 11 guerreiros em campo, 7 no banco e dez mil ingressos vendidos foi pouco, gostaria de ver o estádio como estava contra o Caracas (VEN), completamente lotado. O apoio foi importante no jogo de domingo (contra o Botafogo) e eu sei que esse apoio não vai faltar - disse Abelão.

Quem também pediu o apoio do torcedor foi o meia Thiago Neves, que foi confirmado como titular pelo técnico Abel Braga nesta terça-feira. O camisa 10 lembrou que é um momento decisivo e espera que o torcedor faça um esforço para lotar a o estádio e fazer dele um caldeirão, afirmando que dentro de campo não faltará luta.

- Vamos tentar fazer o máximo possível. Fazer de São Januário um caldeirão. É um desejo deles (torcedores) também. Claro que é bom sempre lembrar que vale a pena fazer um esforço, pois dentro de campo a gente vai batalhar - disse.

RETROSPECTO NA COLINA É ÓTIMO

Os números do Fluminense na Colina Histórica são bons. Em toda a história, o Tricolor jogou no estádio do Vasco em 197 oportunidades, conseguindo 103 vitórias, 38 empates e 56 derrotas, com aproveitamento de quase 59%. O saldo de gols também é favorável: as redes de São Januário foram balançadas pelos tricolores em 364 vezes e o gol foi vazado em 264.

Nas últimas sete vezes em que jogou no estádio, o Fluminense venceu todas. A última derrota do time no estádio foi em maio de 2011, para o São Paulo, por 2 a 0. Em 2013, os comandados de Abel Braga entraram em São Januário quatro vezes (três pelo Carioca e uma pela Libertadores), marcaram sete gols e levaram apenas um.

Fonte: Lancenet