Futsal: Léo 'Higuita', ex-goleiro do Vasco, se destaca na Europa jogando no Cazaquistão

Segunda-feira, 06/05/2013 - 13:09

Um dos destaques da inédita e surpreendente conquista da Uefa Futsal Cup pelo Kairat, do Cazquistão, na última semana, o brasileiro Léo Higuita vive o melhor momento da carreira. Aos 26 anos, o carioca da Tijuca virou ídolo na distante e fria ex-república soviética, onde o futsal vem ganhando espaço a cada temporada. Há quatro anos fora do país e sonhando com uma chance na seleção brasileira, o ex-atleta de Vasco e Cabo Frio explica a origem do apelido inspirado no folclórico ex-goleiro colombiano, famoso pelas saídas da área com a bola no pé.

- O apelido veio quando eu era fraldinha no Social Ramos Clube, em 1993. Na época, o Higuita estava no auge da carreira. Eu vivia saindo da área driblando e isso não era normal de se ver. Daí, um dirigente do clube ficava me chamando de Higuita por eu ser meio maluquinho, cabeludinho e fazer muitas besteiras durante treinamentos e jogos. Desde então eu sou o Higuita. Até hoje eu uso bem o recurso dos pés - afirmou Léo, que marcou o gol do título da Uefa Futsal Cupa, na vitória por 4 a 3 sobre o Dínamo de Moscou.

Morando na cidade de Almaty, Higuita conta que levou um tempo para se adaptar ao frio cazaque (no inverno, a temperatura varia ente -10 e -30 graus). Fã de picanha, o goleiro diz que também custou a se se dar bem com a culinária local, cujo prato mais conhecido é o Beshbarmak, feito de carne de carneiro.

- A cultura é totalmente diferente, mas, depois de quatro temporadas, já me acostumei com as manias e os jeitos do povo. A qualidade de vida aqui é muito boa. Podemos achar o que quisermos, menos picanha - brincou.

Com 1,81m de altura, Léo tem no currículo passagens pelas categorias de base de Flamengo, Fluminense e Vasco, último clube que defendeu profissionalmente antes de deixar o Brasil em 2009. Adaptado à vida no Cazaquistão, o brasileiro pretende permanecer no Kairat por, pelo menos, mais quatro temporadas, quando se encerra o seu contrato com o atual campeão da Uefa Futsal Cup.

- Penso em permanecer aqui. Fiz muitos amigos no Cazaquistão e estou adaptado ao país e ao futsal daqui. Gostaria muito de voltar a jogar no Brasil, mas acho que é mais fácil eu sair daqui e ir pra algum centro forte da Europa - comentou.

Valorizado graças às ótimas atuações na Uefa Futsal Cup, Léo Higuita revela que vem sendo sondado para tirar a nacionalidade cazaque. Mesmo sonhando em defender a seleção brasileira, ele admite ter ficado balançado com a proposta do país onde mora.

- Meu sonho é vestir a amarelinha. Se tiver uma convocação para a seleção brasileira, eu toparia no ato. Acho que vou manter ainda um pouco de esperança de jogar pelo Brasil. Se, em um futuro próximo, isso não ocorrer, aceitarei na boa a naturalização aqui.

Com vários brasileiros em seu elenco, o Kairat, de Léo Higuita, ganhou notoriedade no mundo ao eliminar o todo poderoso Barcelona, na semifinal da Uefa Futsal Cup. Como se não bastasse a histórica vitória, o time cazaque ainda desbancou o tradicional Dínamo de Moscou na grande final, ficando com o inédito e surpreendente título da "Liga dos Campeões do Futsal".

Segundo Léo, a confiança no grupo do Kairat imperou desde que a equipe soube qual seria o seu adversário na semifinal. Para o goleiro, a união do grupo foi um dos principais fatores da conquista.

- O determinante foi a união. Acreditamos que poderíamos passar pelo Barcelona e fazermos um jogo de igual pra igual com o Dínamo. Assim trabalhamos muito a parte de jogar com os pivôs e treinamos muito o goleiro-linha - destacou o atleta, que espera vir ao Brasil nas próximas férias, no meio do ano, para reencontrar os amigos e jogar altinho e futevôlei na praia, dois de seus programas prediletos.

Ficha técnica:
Nome completo: Leonardo de Melo Vieira Leite
Data de nascimento: 06/06/1986
Altura: 1,81m
Peso: 84kg
Clubes da base: Social Ramos, Vasco, Flamengo, Fluminense, River e Sargento
Clubes como profissional: Cabo Frio , Vasco, MFK Tulpar (Kazaquistão) , Belenenses (Portugal) e Kairat (Kazaquistão)
Títulos: Bicampeão Carioca, campeão Jogos Abertos do Interior, bicampeão da Taça Cazaquistão, bicampeão da Liga Cazaquistão e campeão da UEFA Futsal Cup

Léo Higuita (à esq.): goleiro com habilidade nos pés


Ainda cabeludo, Léo (primeiro em pé à direita) relembra passagem pelo Vasco


Fonte: GloboEsporte.com