Beach Soccer: Vasco ficou em 3º lugar na Taça Guanabara; confira resumo da competição

Segunda-feira, 29/04/2013 - 06:32

Na útlima terça, dia 23/04, feriado aqui no Rio de Janeiro, tivemos o encerramento da I Taça Guanabara de Clubes de Beach Soccer, uma organização da Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro – FEBSERJ, Presidente Rodrigo Cação, da qual faço parte como Diretor de Eventos e Comercial. O campeonato alcançou um grande sucesso nas 2 categorias, masculina e feminina, grande presença de público, grandes jogadores, grandes jogadas, muitos gols (a grande marca do beach soccer), graças ao empenho de toda a equipe da FEBSERJ, Luiz Carlos “Lusca”, Pablo Moraes, Junior “Caixa”, Felipe Soares, André Queiroz, Ailton, Romulo “narrador”, além de todos os demais ajudantes (Paulo, Jair, Heraldo), ao empenho de todas as equipes que foram e são parceiras da FEBSERJ (temos que ter a consciência de que juntos somos mais fortes para buscarmos o melhor para todos), de toda a equipe de arbitragem coordenada pelo “Pet”, especialmente ao Vitor e Paula, eleitos os melhores da competição, que apitaram a final do masculino.

As fotos são de Rodrigo Molina, o nosso craque da fotografia, em breve mais fotos!

A FEBSERJ está procurando, mesmo com todas as dificuldades financeiras, “bancar” um calendário de eventos para que as equipes possam jogar durante o ano e justificar as suas próprias existências, já que aqui no Rio de Janeiro as equipes mantém uma estrutura semi profissional de treinamentos regulares durante o ano. Vamos continuar esta luta e contamos com o apoio dos clubes!

Falando da competição, na categoria feminina tivemos 5 rodadas de grandes jogos, o Flamengo foi superior e venceu todos os seus adversários chegando ao título invicto da competição! O América, atual campeão carioca, ficou em 2º, sendo derrotado apenas pelo Flamengo e o Botafogo foi o 3º. Parabéns à equipe do Flamengo pelo título inédito, a equipe recebeu a linda taça das mãos do Presidente Eduardo Bandeira de Mello, uma grande honra para as meninas que merecem todo o apoio do clube!

O importante a destacar é que o beach soccer feminino está crescendo muito, a FEBSERJ apoia bastante o esporte, assim como a Federação do Espírito Santo, do meu amigo e Presidente Paulo Sérgio, pois sabemos que é essencial para que a modalidade consiga um espaço nas Olimpíadas que o feminino seja forte. Segue abaixo os resultados do feminino:

Sexta-feira (19)

Flamengo 11 x 0 CFA/Master
(Vanessa (2), Viviane (2), Dani (2), Deisiane, Ana Carolina, Gisiane, Larissa e Suzana)
Botafogo 6 x 4 Meriti
(Lorena (2), Fernanda (2), Ingrid e Isabela, para o Botafogo, Cláudia, Letícia e Sthepany, para o Meriti)

Sábado (20)

América 9 x 0 Meriti
(Luisa (5), Raiane (2), Rani e Tatiane)
Botafogo 13 x 3 CFA/Master
(Viviani (5), Fernanda (4), Lorena (2), Gevonice e Ingrid, para o Botafogo, Jeane (2) e Silvaneide, para o Master)Domingo (21)

Segunda-feira (21)

CFA/Master x Meriti
(Silvaneide, para o Master, Claudia Verenice (3), Sthefany (2) e Cristiane, para Meriti)
Flamengo 6 x 2 América
(Dani Barbosa (2), Vivi Pereira (2), Gislaine e Vanessa, para o Flamengo, Isabel e Tatiana, para o América)

Segunda-feira (22)
Botafogo 3 x 6 América
Flamengo 7 x 1 Meriti

Terça-feira (23)
CFA/Master 2×4 América
(Thais e Altamides para o CFA e Rhaine (2), Thais e Tatiane para o América)

Flamengo 7×3 Botafogo

(Dani (2), Desiane (2), Viviane (2) e Jose para o Flamengo e Lorena, Gevonice e Fernanda para o Botafogo)

Melhor Jogadora: Dani Barbosa (Flamengo)

Artilheira: Luiza Marques (America)

Melhor Goleira: Vivi Araujo (Botafogo)

Revelação: Ana Beatriz (Botafogo)

Na categoria masculina, antes da competição, todos destacavam Vasco, Flamengo e Botafogo como favoritos, pelos resultados já alcançados por estas equipes nos últimos anos. O Vasco é o líder do ranking nacional, com o Flamengo em 3º e o Botafogo em 4º. Vasco e Flamengo fizeram uma primeira fase muito boa, principalmente o Vasco que venceu todos os seus jogos por goleada, inclusive no confronto pelo 1º lugar do Grupo A, quando derrotou o Botafogo por 8×4, o Flamengo também venceu os 3 jogos, porém contra América e Geração a vitória veio apenas na disputa de penaltys. No Grupo A passaram às semifinais, Vasco e Botafogo e pelo Grupo B, Flamengo e Geração, uma equipe tradicional das areias de Copacabana. Na primeira semifinal, a grande zebra da competição, o Geração jogou melhor e com todos os méritos, contando com grande atuação do goleiro Anailton (cedido pelo Vasco para esta competição), venceu o Vasco, que não jogou tão bem quanto nos 3 primeiros jogos, por 6×5. Na segunda semifinal, o Botafogo foi muito superior ao Flamengo do início ao fim, todos esperávamos uma partida muito disputada, e venceu por goleada, 7×3, chegando à final contra o Geração. Na disputa de 3º lugar, terça feira dia 23/04, já com grande presença de público, a partida que muitos esperavam ser a final, Vasco e Flanengo fizeram uma partida muito disputada, que terminou 1×1 no tempo normal e prorrogação, mas o Vasco venceu nos penaltys por 1×0. Na grande final, Geração e Botafogo levaram um excelente número de torcedores, estimamos em 1.200 pessoas, o jogo foi muito disputado do início ao fim, quando prevaleceu a maior experiência do Botafogo que venceu por 3×2, conquistando o título inédito da I Taça Guanabara. Os jogadores e Comissão Técnica estão de parabéns, sucesso alcançado com muito trabalho de todos, o Presidente Maurício Assumpção, o grande Nininho, com direito a estouro de champagne, entregou as medalhas e o troféu ao lado do Vice Presidente da FEBSERJ Marcus Garrido. Segue abaixo os resultados:

Sexta-feira (19)

Vasco da Gama 10 x 5 Prado Júnior
(Mauricinho (3), André (2), Lucão, Jordan, Alan, Jeferson e Luquinha, para o Vasco da Gama, DG, Igor (3) e Antônio, para Prado Jr.)
Geração 1 x 0 América
(Kevin)
Flamengo 11 x 2 Clube Central
(Rafinha (4), Digo Gama (2), Léo, Daniel Souza, Fred, Matheus e Juninho, para o Flamengo, Felipe e Igor, para o Clube Central)
Botafogo 10 x 2 Guanabara
(Rodrigo (3), Fred (2), Thiago, Xixo, Lucas e Bernardo, para o Botafogo, e Dmais (2), para Guanabara)

Sábado (20)

Botafogo 2 (0) (1p) x (0p) (o) 2 Prado Júnior
(Fredy e Rodrigo, para o Botafogo, Malucão e Victor Gabriel, para Prado Jr)
Vasco da Gama 11 x 0 Guanabara
(Lucão (4), Jordan (2), Dario, Jorginho, Alan, André e Mauricinho)
Geração 5 x 3 Clube Central
(Leonardo (3), Osnir e Kelvin, para o Geração, Igor (2) e Ruam, para o Clube Central)
Flamengo 5 (0) (7p) x (6p) (0) 5 América
(Rafinha (3), Toinho e Leo, para o Flamengo, Cláudio (2), Rosenildo, Renan e Benjamin Jr, para o América)

Domingo (21)

Geração 4 (0) (0p) x (1p) (0) 4 Flamengo
(Daniel Souza, Rafinha, Bernardo e Leo, para o Flamengo, Marcelo (2), Leonardo e Leandro)
Vasco da Gama 8 x 4 Botafogo
(Bueno (2), Mauricinho (2), Lucão, Jorginho, Cesinha e Betinho, para o Vasco, Alan, Dmais, Gabriel e Xixo, para o Botafogo)
Guanabara 3 x 8 Prado Júnior
(Antônio (3), DG (2), Malucão (2) e Rafael Fraga, para Prado Jr.)
Clube Central 3 x 5 América
(Jorge do Nascimento (3), Kaike Soares e Benjamin Jr, para o América, Igor (2) e Felipe)

Segunda-feira (22)

Vasco da Gama 5 x 6 Geração (semifinal 1)
Flamengo 3 x 7 Botafogo (semifinal 2)

Terça-feira (23)

Disputa de Terceiro Lugar – 9h15min – Flamengo 1(0) (0p) x (1p) (0) (1) Vasco da Gama
(Toinho para o Flamengo e Jorginho para o Vasco, nos penaltys perdeu Digo Gama para o Flamengo e Lucão converteu pelo Vasco)

Final – 11h45min – Botafogo 3×2 Geração
(Gabriel, Alan e Fredy para o Botafogo e Léo (2) para o Geração)

Melhor Jogador: Rodrigo (Botafogo)

Artilheiro: Rafinha (Flamengo)

Melhor Goleiro: Anailton (Geração)

Revelação: Toninho (Geração)

Foi mais uma grande competição realizada pela “nova” FEBSERJ, assumimos a federação em meados de 2012 com o compromisso de realizar competições no Estado do Rio de Janeiro, neste pouco tempo já fizemos muito mais do que a antiga administração em 8 anos, porém concordamos que ainda é pouco perto do que o beach soccer carioca precisa e merece. Vocês não têm ideia das dificuldades que encontramos, eu e o Presidente Rodrigo Cação temos que colocar dinheiro do nosso próprio bolso, nosso investimento para que a modalidade cresça. As expectativas são muito boas, fizemos contatos importantes e em breve anunciaremos as próximas competições. Obrigado a todos, equipe FEBSERJ, clubes, dirigentes, unidos faremos um beach soccer carioca forte e porque não dizer brasileiro, pois o Rio de Janeiro está voltando ao cenário de capital mundial do esporte!

Agradecemos o apoio e a presença dos Presidente do Botafogo Mauricio Assumpção, Presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Fluminense Alexei Dantas, Secretaria de Esportes e Lazer de Búzios, meus amigos Marcio e Marcos. Agradecemos, também, o patrocínio da Raspadinha do Rio/LOTERJ e Telas Guaratiba, os apoios da BW Marketing, Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Rio de Janeiro, Marinha do Brasil, QSabor, Confraria Carioca, Carretão, Gatorade, Bradesco Esportes FM, Globoesporte.com, OrlaTV, MOVTV!

Fonte: Blog Beach Soccer com Jr Negão - GloboEsporte.com