Relembre o desempenho dos meias de criação do Vasco no Estadual 2013

Domingo, 28/04/2013 - 09:10

Dando continuidade a análise detalhada dos jogadores do Vasco da Gama, o Yahoo! Esporte Interativo vai avaliar, neste sábado, os meias de criação do Gigante da Colina. O técnico Paulo Autuori tem no elenco seis jogadores a sua disposição: Carlos Alberto, Bernardo, Dakson, Pedro Ken, e os jovens Marlone e Guilherme. Dessas opções, apenas o último não jogou nesta temporada. Confira a avaliação dos atletas.

Este é o penúltimo capítulo da série que termina amanhã(28/04), com a avaliação dos atacantes da equipe vascaína.

Dakson

Contratado pelo presidente Roberto Dinamite, em julho de 2012, Dakson chegou cercado de desconfiança pelas condições de sua negociação. A ligação do meia com o empresário Pedrinho Vicençote, que aluga o CT da base do Vasco, em Itaguaí, à diretoria vascaína, provavelmente contrubuiu para que o jogador demorasse a ter uma oportunidade na equipe.

O desmanche do elenco vascaíno para esta temporada fez com que o meia pudesse enfim justificar a sua contratação. Após entrar no segundo tempo em algumas partidas e ter boas atuações, Dakson conquistou a vaga de titular da equipe.

Apesar da eliminação precoce do Vasco, o atleta vive um momento diferente da equipe e hoje é considerado pela torcida o principal destaque do setor de criação, desbancando o experiente Carlos Alberto e o xodó da torcida, Bernardo.

Com 47% dos votos, em enquete realizada na página do BrahmaVasco, no facebook, o jogador lidera a preferência dos vascaínos.

Bernardo

O meia ganhou o status de Xodó da torcida vascaína, em 2011, por ser o décimo segundo jogador daquele time do Vasco, campeão da Copa do Brasil e que terminou o Brasileirão em segundo lugar, disputando o título até a última rodada. A passagem ficou manchada pela briga judicial e a saída do jogador que foi jogar no Santos por empréstimo.

Em 2012, o meia acabou sofrendo com as lesões e não se firmou na equipe paulsita. No início do ano, Bernardo voltou ao Vasco e teve um início promissor, com muitos gols e reconciliação com os vascaínos. A indisciplina e os excessos do jogador fora de campo, fizeram com que ele perdesse a vaga na equipe titular do clube.

Mesmo sendo considerado uma das melhores opções do meio de campo da equipe, ao lado de Dakson, Bernardo tem o seu futuro indefinido. Com uma lesão no joelho, o jogador vai passar por um processo cirúrgico e vai ficar longe dos gramados por seis meses.

Para piorar, o atleta vive um caso de polícia. Segundo investigação da políci, Bernardo teria sido sequestrado e torturado por traficantes do Complexo da Maré, após ser acusado de se relacionar com uma das mulheres do líder do tráfico da região. Saiba mais sobre o caso.

Carlos Alberto

Carlos Alberto chegou ao clube para ser o principal jogador de um clube que vivia o pior momento de sua história. Com a camisa 19 e a faixa de capitão, Carlos Alberto liderou o Vasco no retorno a série A, com direito ao título da série B, em 2009.

O status de ídolo conquistado naquele ano veio se desfazendo conforme o tempo, as lesões e as polêmicas se acumulavam. O estopim foi o afastamento do clube, no início de 2011, após o jogador questionar a autoridade do presidente Roberto Dinamite dentro do vestiário.

Após passagens apagadas por Grêmio e Bahia, Carlos Alberto perdeu mercado e, com contrato assinado com o Vasco, acabou retornando para o Rio de Janeiro. O meia acertou suas diferenças com Dinamite e aceitou uma condição de coadjuvante em um elenco recheado de ídolos da torcida.

A reformulação do elenco para esta temporada fez, mais uma vez, com que Carlos Alberto tivesse uma condição de destaque no clube. O meia chegou a se destacar no início do carioca, mas uma lesão às vésperar do clássico contra o Flamengo interrompeu novamente sua sequência.

Para piorar, o meia foi pego no exame anti-doping e acabou suspenso preventivamente por 30 dias. Sua renovação de contrato, que se encerra no meio do ano, antes considerada uma prioridade, começa a ser questionada nos bastidores de São Januário.

Pedro Ken

Envolvido na negociação do volante Nilton para o Cruzeiro, Pedro Ken chegou ao Vasco como uma aposta da diretoria para a temporada. O jogador conquistou a confiança do então técnico Gaúcho nos treinamentos e iniciou o ano como titular do Vasco.

Ao lado de Bernardo e Carlos Alberto, Pedro Ken se destacou nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca, quando o clube chegou a ser o único com 100% de aproveitamento na competição. A equipe chegou as finais da Taça Guanabara, mas acabou derrotada para o Botafogo.

O vice-campeonato instaurou a crise em São Januário. A sequência de maus resultados e a goleada para o Botafogo na Taça Rio, ocasionaram a demissão do técnico Gaúcho. O baixo rendimento da equipe fez com que o novo treinador Paulo Autuori promovesse mudanças, entre elas, a saída de Pedro Ken do time titular.

Marlone e Guilherme

Os dois jovens jogadores da base vascaína não entraram na enquete, realizada na página do BrahmaVasco. Marlone subiu para os profissionais no ano passado como uma promessa, mas as atuações abaixo das expectativas fizeram com que o meia perdesse espaço. O jogador voltou a ser utilizado em algumas partidas nessa Taça Rio, entrando no segundo tempo.

Já Guilherme é pouco conhecido pela torcida vascaína. O jogador é o único dos citados nesse raio-x que ainda não jogou nesta temporada.

Fonte: Yahoo Esporte Interativo