Juniores: Mauro Galvão fala sobre momento da categoria e admite que alguns jogadores poderão ser dispensados

Domingo, 28/04/2013 - 08:22

O Vasco da Gama passou em branco mais uma vez no Campeonato Carioca de Juniores. Na atual temporada, o cruzmaltino não conseguiu avançar para as semifinais em nenhum dos dois turnos. Apesar da melhora na Taça Rio, a equipe comandada pelo técnico Sorato vacilou em algumas partidas e acabou deixando a vaga escapar após ser derrotada pelo Madureira no último final de semana em Conselheiro Galvão.

Coordenador das Categorias de Base, Mauro Galvão participou na última quarta-feira (24/04) do programa Só dá Base, do grupo Só dá Vasco. Na oportunidade, o profissional falou sobre o desempenho do sub-20 na competição, garantiu a permanência do treinador e não descartou a possibilidade de alguns jogadores serem dispensados.

Confira a transcrição da entrevista:

Como você avalia o desempenho do Vasco no Campeonato Carioca sub-20? Apesar do time não ter avançado para a semifinal de nenhum dos turnos, foi possível notar uma evolução na equipe na Taça Rio.

"Houve uma melhora. Eu acho que o time apresentou um futebol melhor e teve uma atitude melhor, mas ficou abaixo daquilo que a gente esperava. Nós acreditávamos bastante que o time poderia se classificar para jogar as finais, mas o nosso time pecou na questão da eficiência. Quando você não é eficiente no que você faz, você acaba perdendo e dando chance para os outros. O futebol é um jogo e no momento que você tem as oportunidades e não faz, você dá chance para o seu adversário. Foi mais ou menos isso que aconteceu. Foi abaixo daquilo que a gente esperava. Pelo nível de atletas que a gente tem, a gente deveria ter ido mais longe e ter feito uma campanha melhor. Temos bons jogadores, mas alguns fatores acabaram atrapalhando. O fato dos jogadores estarem no profissional foi um deles, pois quando eles retornam para o juniores estão sem um pouco de ritmo. Um exemplo é o Luan, que participou de uma ou duas partidas conosco. Ele é para nós o Dedé do time profissional, pois é um jogador importante e que atua numa posição fundamental para nós. Mas não é desculpa, pois temos que ter jogadores para suprir a sua ausência. Fizemos bons jogos, mas não fomos eficientes, como disse antes. Um exemplo é que tivemos vários pênaltis ao nosso favor e perdemos quatro. Num campeonato curto quando você tem tantos erros, acaba dando chance ao adversário. Esse foi o nosso maior problema: a falta de eficiência no momento de fazer o gol e no momento de defender. Quando isso acontece dentro do futebol, você acaba tendo problemas e não conseguindo o objetivo. Isso serve como lição para os próximos campeonatos. Nosso trabalho agora será o de buscar reforços para as posições que a gente entende que é a nossa maior carência".

Em recente entrevista ao portal 'Globoesporte.com', você garantiu a permanência do técnico Sorato. Ele realmente irá ficar?

"No momento não existe nada no que diz respeito a troca de treinador. O trabalho deve continuar. A mudança que a gente quer e vai fazer é na busca de reforçar a equipe. É claro que a questão do treinador vai ser sempre analisada a todo momento. Ao final de cada campeonato iremos sempre analisar, mas entendemos que tivemos uma situação em que a equipe oscilou bastante. Também ocorreram diversos erros individuais e entendemos que é necessário também fazer mudanças no perfil do atleta que está no Vasco. Se o jogador está no Vasco, ele tem condição de chegar ao profissional. A gente não pode ter um jogador que quando o titular não pode atuar ele não consegue manter o nível. Os jogadores que estão no Vasco precisam ter a condição de jogar a qualquer momento".
Existe a possibilidade de alguns jogadores serem dispensados?

"Existe sim. Não é questão de responsabilizar ninguém, não é por aí, mas a gente tem que fazer algumas definições. Alguns atletas que possuem uma idade mais avançada, os jogadores de último ano, serão observados e iremos tentar fazer com que eles tenham oportunidade em outros clubes. Queremos que eles tenham sequência em outros clubes para que tenhamos espaço para dar chance aos atletas que a gente vai buscar. Iremos trabalhar com uma idade que você possa ter a possibilidade de utilizar não só nesse ano, mas também no ano seguinte. Esse é o nosso pensamento. Iremos trazer jogadores que possam jogar pelo juniores não só agora, mas também no próximo ano e quem sabe o outro. Acho que isso é importante. Os jogadores que possuem uma idade limite precisam ter a visão de atuar no profissional".

O que será levado em conta no momento da elaboração da lista dos jogadores que permanecerão e deixarão o clube?

"Nós temos o projeto de trabalhar com jogadores de último ano que podem chegar ao profissional, pois eles já são jogadores com idade de profissional. Temos que ter essa definição. É bom dizer que tudo isso será baseado nas atuações desses atletas. Não vamos inventar nada e isso tem que ficar bem claro. Tudo é em função daquilo que o atleta apresentou. Desde que cheguei aqui no Vasco, estamos dando a oportunidade para esse grupo de jogadores que já estavam aqui. Todos foram observados, pois futebol é assim. Sempre procuro frisar que você é observado a cada jogo, a cada treino e a cada atividade de finalização. Você é observado a cada momento. Às vezes o atleta pensa que está ali e não está sendo observado, mas isso não acontece. A comissão técnica e as pessoas que trabalham conosco estão sempre monitorando. O jogador tem que entrar em campo sabendo que a cada jogo está construindo um pouco da carreira. Eles têm que entrar em campo para jogar uma partida que pode ser a última de carreira. Não pode ter essa de amistoso, pois a cada jogo que você entra é uma decisão. O que a gente quer são jogadores que estejam comprometidos e prontos para dar uma resposta à altura do Vasco".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco