Basquete Base: Vasco supera Urubu e Municipal na estreia no Circuito Pré-Mirim

Domingo, 28/04/2013 - 19:12

A saga do basquete vascaíno rumo ao bicampeonato do Circuito Pré-Mirim começou na manhã deste domingo (28/04), no ginásio do Jequiá Iate Clube, onde foi disputada a primeira etapa da competição. Se já não havia perdido nenhum jogo na campanha do título do ano passado, os meninos do sub-12 vascaíno mantiveram o desempenho nos dois primeiros jogos deste ano e confirmaram que são fortes candidatos ao título. Primeiramente, o Municipal foi massacrado: 32 a 8. Na sequência, o melhor do dia estava esperando os meninos vascaínos: vitória suada contra o Flamengo, por 24 a 20. O Vasco é considerado o grande favorito para a competição, uma vez que manteve a espinha dorsal da equipe que já havia sido campeã de maneira invicta no ano anterior. O Gigante da Colina é o time a ser batido nessa categoria.

C.R. Vasco da Gama 32 x 8 Club Municipal

A supremacia vascaína foi imensa na partida, com destaque para o armador Thiaguinho, que comandou a equipe vascaína no fácil triunfo. Diante da tranquilidade com que a vitória estava se construindo, o treinador David Gaglianone usou o último quarto para dar rodagem aos atletas mais jovens da equipe, o “prezinho”.

C.R. Vasco da Gama 24 x 20 C.R. Flamengo A

O jogo esteve bastante equilibrado durante toda a sua disputa, com as equipes se alternando na dianteira, geralmente com apenas um ponto de diferença. No terceiro quarto, o Flamengo (que ainda possui uma equipe secundária na competição, o Flamengo B) chegou a abrir três pontos. Todavia, no último período os vascaínos tomaram a dianteira para não largar mais. A lamentar o fato de o Flamengo ter mais facilidade na disputa pelos rebotes. O Rubro-Negro possuía atletas altos, enquanto o Vasco sofria nesse sentido. Em algumas jogadas ofensivas, o Flamengo pegou rebotes consecutivos.

O grande destaque da partida foi o vascaíno João Pedro, que foi o cestinha do Gigante da Colina na partida: nove pontos. Além dele, complementaram a pontuação do clube de São Januário: Thiaguinho (8), Igor (4) e Daniel (3).

A destacar nesta partida o comportamento anti-desportivo do Flamengo. Além de provocações antes da partida, os atletas cometeram muitas faltas mais fortes durante o jogo. Além disso, a torcida o tempo todo apelava para xingamento aos atletas do Vasco, que, evidentemente, ainda são crianças (sub-12). Além disso, o comportamento do treinador, Igor, também esteve longe de ser elogiável. Ele, por exemplo, se negou a cumprimentar o técnico vascaíno após a partida, além de antes da partida proferir provocações aos vascaínos.

De qualquer maneira, o time pré-mirim vascaíno, apesar das dificuldades com as quais lida ao longo dos anos, superou o Flamengo, que investe muito mais, novamente nesta categoria e mostrou que marchará firmemente rumo ao bicampeonato do Circuito, mostrando que a chama do basquete vascaíno se mantém acesa diante de todas as adversidades.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco