Terceiro goleiro do Vasco, Diogo Silva aguarda chance no time

Domingo, 28/04/2013 - 19:53

Se tem uma posição que vem sendo bastante questionada dentro do Vasco da Gama nos últimos meses essa é a de goleiro. Desde a saída de Fernando Prass no final do ano passado, o Gigante da Colina vem sofrendo com a insegurança de seus arqueiros. Alessandro e Michel Alves, que já atuaram na atual temporada, ainda não conseguiram provar dentro de campo que merecem a titularidade.

A esperança da diretoria e da torcida é que o ídolo Hélton, hoje no Porto-POR, retorne para São Januário após o término da temporada europeia Enquanto isso não acontece, o cruzmaltino terá que se virar com os goleiros que possui. Dentro as opções do elenco, as que mais agradam aos adeptos são Diogo Silva e Jordi. O primeiro chegou ao clube em 2011 após um bom carioca pelo Nova Iguaçu, enquanto o segundo é prata da casa e esteve recentemente defendendo as cores da Seleção Brasileira sub-20.

Por conta de sua juventude, Jordi ainda irá demorar um pouco para receber sua primeira oportunidade. O mesmo não se pode falar de Diogo Silva, que recentemente foi bastante elogiado pelo treinador Paulo Autuori. As boas palavras ditas pelo comandante reforçam o pensamento de Carlos Germano, ídolo cruzmaltino e atual preparador de goleiros. Segundo ele, o mato-grossense já merece uma oportunidade:

- Eu espero que o Diogo tenha a chance dele. O momento dele vai chegar. A posição de goleiro é muito difícil, pois você só pode jogar naquela posição. Eu só fui ser titular no time do Vasco depois de um ano e meio sendo banco para o Acácio. Isso porque ele foi para Portugal, se não estaria na reserva dele até hoje. O goleiro necessita muito estar jogando. O Diogo Silva já vem nos enchendo os olhos. Eu já conversei com ele a respeito das oportunidades. Eu já falei com o Ricardo e com o Paulo Autuori sobre isso. Vamos aguardar esse tempo de treinamento, pois ele servirá para analisar e dar oportunidade a ele, principalmente nesses amistosos. A decisão vai ser tomada em conjunto com toda a comissão técnica - afirmou o ex-goleiro ao Só dá Vasco.

As declarações do atual técnico cruzmaltino pegaram Diogo de surpresa. O arqueiro de 26 anos não esperava receber elogios de Paulo Autuori, técnico que assumiu recentemente o clube de São Januário. Isso porque nenhum dos treinadores que passaram pela Colina chegaram a parabenizá-lo pela dedicação e entrega nos treinamentos:

- Ele falou que eu estou surpreendendo ele, mas tenho que dizer que eu é que fiquei muito surpreendido com os elogios dele. Mas eu tenho consciência, não querendo me colocar para cima, que tenho feito a minha parte. Fico feliz por ver que o Paulo externou isso. Os outros treinadores viam minha dedicação, mas não tiveram a oportunidade de externar isso. Fiquei muito feliz e vou buscar continuar surpreendendo ele a partir dessa segunda-feira (30/04) - declarou ao Só dá Vasco.

Apesar de estar com muita vontade de entrar em campo, Diogo acredita que sua oportunidade aparecerá no momento certo. Para não deixá-la escapar quando surgir, ele tem buscado trabalhar forte e se dedicar cada vez mais nos treinamentos:

- Todo mundo fala que a posição de goleiro é um pouco mais difícil e eu tenho que concordar. Zagueiro que joga na esquerda, por exemplo, pode jogar na direita se precisar. Goleiro não, pois só um pode jogar. Não tem como goleiro jogar em outra posição. Para encarar esse momento é preciso ter paciência e muita fé em Deus. Tem que saber esperar o momento certo, pois nada acontece por acaso, nada acontece na hora errada. Outra coisa que busco fazer é trabalhar e ocupar a cabeça o máximo possível. O que não pode é deixar de fazer o melhor, pois se deixar de fazer o melhor você nunca vai receber uma oportunidade. A oportunidade não avisa quando vai chegar, ele simplesmente aparece. Você tem que estar preparado quando ela aparecer - disse Diogo.

ADMIRAÇÃO POR EX-GOLEIRO DO FLAMENGO

A eliminação precoce no Campeonato Carioca vem obrigando o Vasco a enfrentar um longo periodo de inatividade. Esse tempo, porém, tem sido importante para a diretoria planejar o futuro da temporada e para dar descanso aos jogadores. Na opinião de Diogo Silva, o Gigante da Colina tem tudo para chegar forte no Campeonato Brasileiro:

- Essas férias foram importantes para a gente recarregar as baterias e voltar firme e forte para essa inter temporada. Temos tudo para chegar mais fortes no Brasileiro. Essa chegada do Autuori para o Vasco foi excelente. Acho que Deus está agindo desde a chegada dele. Ele é um treinador muito diferenciado mesmo, muito qualidade. Nós jogadores e o Vasco só temos a ganhar com isso - afirmou.

Carlos Germano e Márcio Cazorla, atuais preparadores de goleiros do cruzmaltino, também foram elogiados pelo mato-grossense. Segundo o camisa 25, os ex-arqueiros realizam um trabalho muito bom com os jogadores que o Vasco possui para a posição:

- O Carlos Germano é uma pessoa fantástica. Ele é um cara que é ídolo, mas que não faz força para que os outros o chamem de ídolo. Ele é um cara que construiu muita coisa dentro do Vasco e que não ídolo do clube à toa. É um cara simples e que cresce a cada dia por conta dessa simplicidade. Minha relação com ele é maravilhosa. O mesmo posso falar do Márcio, que chegou para acrescentar ainda mais qualidade aos treinos. São duas pessoas bacanas e que possuem muita história dentro do clube. Eu acho isso importante, pois essas pessoas valorizam muito o clube. Não que o outro que vem de fora não vai trabalhar bem, mas é bem mais fácil você trabalhar ao lado de quem conhece o clube e que dão algo a mais por ele. Me sinto honrado por ter a oportunidade de trabalhar com o Márcio e o Carlos Germano - declarou.

Além dos profissionais que trabalham em São Januário, Diogo Silva revelou ser fã dos goleiros Dida, Buffon e Casillas. Apesar de elogia bastante os citados, o arqueiro de 26 anos declarou que possui características de jogo idênticas as de Bruno, ex-goleiro do Flamengo:

- Eu não tenho ídolo, apenas admiração pelas pessoas. Meu ídolo é Jesus, mas tenho admiração pelo Dida, pois o acho ele um grande goleiro. Lá fora eu admiro muito o Buffon e Casillas, pois eles têm uma qualidade imensa. Agora eu admiro bastante um cara que jogou num clube adversário nosso aqui no Rio de Janeiro: o Bruno. Independente das coisas que ele fez fora de campo, não quero nem tocar nisso, dentro de campo ele era muito bom. Sempre falo que ele só não foi completo por conta da cabeça dele. Ele era um cara que se posicionava bem dentro do gol, que saia bem do gol e que tinha uma reposição de bola excelente. Dentro de campo eu me coloco mais ou menos parecido com ele. Sou um cara que busco se posicionar bem dentro do gol, sair bem do gol e ter uma boa reposição. O extra-campo, infelizmente, acabou estragando a carreira do Bruno. Acredito que ele poderia ser titular da Seleção Brasileira hoje, mas não aconteceu - disse.

BATE-PAPO COM DIOGO SILVA

O que você poderia falar sobre a posição de goleiro? Quando você decidiu que seria arqueiro?

"A profissão de goleiro é prazerosa e te oferece uma visão diferente dentro de campo. Até mesmo por isso é que se comemora o dia do goleiro. Eu tentei até jogar na linha, mas o desejo de jogar no gol foi maior. Eu acredito que fiz uma boa escolha, pois sou feliz, não tenho nada para reclamar. Se eu terminar a carreira hoje, termino feliz. Digo isso pelo fato ter conseguido chegar num grande clube, num dos grandes clubes do Brasil, num dos grandes clubes do mundo, que é o Vasco. Sou muito grato a Deus por ter me concedido esse dom e esse talento de ser goleiro".

O que você fará para provar ao Paulo Autuori que merece receber uma chance?

"Vou continuar trabalhando forte, tendo paciência e respeitando as escolhas do professor. O mais importante é que apesar de ainda não ter jogado uma partida, eu me sinto muito bem convivendo diariamente com meus companheiros. Não é só jogo que conta, pois ao longo da semana você tem que se preparar muito bem. Acho que nessa preparação eu tenho ajudado bastante e não tenho falhado".

É comum te ver treinando cobranças de falta durante os treinamentos do Vasco. Quando surgiu esse interesse?

"Eu gosto de treinar. Eu estou longe ainda de chegar numa perfeição e de ter uma chance de chegar num jogo e cobrar uma falta. Quando estava no Nova Iguaçu eu batia falta, eu treinava bastante. Cheguei a ter uma oportunidades em alguns, mas não cheguei a fazer gol. Apesar disso, eu era cobrador de falta e pênalti no Nova Iguaçu. Como não tenho jogado, de vez em quando eu treino lá".

Que mensagem você deixaria para a torcida?

"Queria deixar claro para a torcida que os jogadores todos estão se dedicando. Infelizmente uma hora não dá certo pelo fato da fase está ruim. Às vezes, quando a fase está boa, a gente chuta de qualquer lugar e ela entra. Quando ela está ruim, a gente faz tudo certo e a bola acaba saindo. Mas nós temos jogadores qualificados. Vamos nos recuperar mentalmente e tecnicamente para fazer um final de ano tranquilo".

Com informações do Programa Só Dá Vasco.




Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco