Dorival Júnior relembra chegada de Dedé no Vasco

Terça-feira, 16/04/2013 - 07:37

Em 2009, Dedé formou uma das melhores duplas de zaga do futebol carioca ao lado do veterano Júnior Baiano. As boas atuações chamaram a atenção do Vasco da Gama, na época comandado pelo técnico Dorival Júnior, que solicitou à direção do clube a contratação do defensor.

“Nós (integrantes da comissão técnica do Vasco) observamos o jogador ao longo de todo o Campeonato Carioca de 2009. Quando fizemos uma partida decisiva contra o Volta Redonda, ele jogou bem. Rapidamente, pedimos a contratação dele”, relembra Dorival.

Na ocasião, o defensor chegou para reforçar o elenco para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Contudo, teve poucas oportunidades em 2009. Era opção no banco para a dupla Fernando e Thiago Martinelli.

“Ele chegou em abril, maio de 2009. Apresentou-se ao Vasco mostrando ser muito voluntarioso. Não ganhou a condição de titular desde o começo, mas brigava por posição com o Fernando e o Thiago Martinelli”, observou Dorival, que deixou São Januário no fim daquele ano.

Em 2010, Dedé teve sua dispensa do Vasco dada como certa. Devido à falta de condição de jogo de alguns defensores, porém, ficou no clube. Aos poucos, assumiu a titularidade. Tornou-se ídolo da torcida e, no fim do ano, venceu o prêmio Craque do Brasileirão, sendo eleito o melhor zagueiro pelo lado direito.

No ano seguinte, conquistou a Copa do Brasil, além de alguns prêmios individuais. Dorival ressalta as qualidades do zagueiro. “Podemos destacar a altura, velocidade e o vigor dele. Jogador voluntarioso, que não desiste das jogadas. Desenvolveu ainda mais nos últimos anos e passou a ser um dos melhores zagueiros do Brasil”, observou o treinador, que avalia como “excelente” a contratação do defensor pelo clube celeste.

“É uma excelente contratação para qualquer clube. Vem de uma lesão séria no fim do ano passado, busca recuperação. Dentro de pouco tempo ele vai estar novamente em grande forma e tem tudo, se for mesmo confirmada a negociação, para crescer no Cruzeiro”, frisou.

O Cruzeiro desembolsou mais de 5 milhões de euros pelo jogador e cederá, por empréstimo, o jovem armador Alisson. O atacante Wellington Paulista, que está no West Ham, também pode ser envolvido no negócio, caso o clube inglês não compre o jogador e o próprio atleta queira se transferir para o Vasco. Outros jogadores podem ser cedidos à equipe carioca como um 'adicional' na negociação.

Fonte: Superesportes