Titularidade e amigos 'tiram' Dedé do Corinthians e o aproximam do Cruzeiro

Terça-feira, 16/04/2013 - 07:52

As duas últimas semanas foram intensas para o zagueiro Dedé. Desde que o Vasco abriu a possibilidade de negociá-lo antes do dia 30 de junho, Corinthians e Cruzeiro partiram com tudo para viabilizar a contratação. Inicialmente, o clube paulista era tratado como favorito. No entanto, alguns fatores pesaram consideravelmente a favor dos mineiros e os colocaram no topo da disputa. As partes costuraram o acordo e resta apenas o anúncio oficial para o final da novela. O Cruzmaltino deve receber 5,5 milhões de euros (pouco mais de R$ 14 milhões) pelo negócio e o empréstimo de ao menos três jogadores.

A possibilidade de atuar como titular no clube celeste e a companhia dos amigos Nilton e Diego Souza foram pontos aprovados pelo zagueiro e seus empresários. Por outro lado, as exigências do Vasco nas conversas desanimaram o Corinthians durante as investidas. Veja abaixo os pontos fundamentais que deixaram o Cruzeiro próximo de anunciar oficialmente a contratação de Dedé:

GARANTIA DE TITULARIDADE ABSOLUTA NO CRUZEIRO

Dedé chega para ser titular absoluto no Cruzeiro. O time enfrenta problemas na defesa e o jogador é considerado a solução para o setor. A questão era a maior preocupação do zagueiro. No Corinthians, o bom momento vivido por Gil deixou os envolvidos na negociação em dúvida sobre o aproveitamento de Dedé. A angústia do atleta deve-se ao plano de seguir em exposição e disputar a Copa das Confederações e Copa do Mundo.

APOIO DOS EX-COMPANHEIROS DE VASCO: NILTON E DIEGO SOUZA

Ex-companheiros de Dedé em São Januário, o volante Nilton e o meia Diego Souza participaram ativamente da negociação nos últimos dias. Ambos foram importantes para auxiliar o capitão cruzmaltino na decisão e deram as melhores referências sobre o clube celeste. Nilton admitiu que procurou Dedé para pressioná-lo a acertar com o Cruzeiro. Diego Souza não concedeu entrevistas, mas manteve contato com o zagueiro.

PEDIDOS DO VASCO AO CORINTHIANS POR JOGADORES CONSAGRADOS

Em meio aos entendimentos com o Corinthians, o Vasco dificultou o negócio envolvendo Dedé. O clube paulista contaria com o auxílio do grupo DIS, detentor de outros 45% dos direitos, para contratar o zagueiro. O Alvinegro também ofereceu quatro atletas: o goleiro Júlio César, o lateral Ramon, o atacante Élton e o volante Willian Arão. Os nomes não interessaram ao Cruzmaltino, que pediu Emerson Sheik e Danilo.

IRRITAÇÃO DO CORINTHIANS COM O LEILÃO PROMOVIDO PELO VASCO

Além dos pedidos do Vasco e exigências financeiras, o Corinthians criticou bastante o leilão da diretoria cruzmaltina em torno de Dedé. Em busca da maior quantia possível na negociação para quitar salários atrasados e reforçar o elenco, o clube carioca também ofereceu o zagueiro ao São Paulo enquanto mantinha contatos com Corinthians e Cruzeiro. O Alvinegro se retirou da negociação embora não tenha anunciado a decisão oficialmente.

DISPOSIÇÃO DO CRUZEIRO NA NEGOCIAÇÃO POR DEDÉ

A atitude da diretoria do Cruzeiro foi bastante elogiada pelos cartolas do Vasco. Desde a semana passada no Rio de Janeiro, o diretor de futebol do clube celeste Alexandre Mattos fez questão de conversar pessoalmente com os dirigentes cruzmaltinos e empresários do jogador. Com a situação colocada de forma clara, o clube de São Januário deu preferência aos mineiros e confirmou o acordo. Restam as últimas burocracias para o anúncio oficial.

Fonte: UOL