Mesmo sem patrocínio, Vasco revela talentos para as Seleções Brasileiras Paralímpicas

Sábado, 13/04/2013 - 11:24

Ainda que sem patrocinador, mas com um trabalho baseado na dedicação de treinadores e professores, os atletas paralímpicos do Vasco vêm brilhando na atual temporada, tanto assim que o clube teve nove convocados para as seleções brasileiras de futebol de sete e de vôlei sentado - oito atletas e uma integrante da comissão técnica.

No futebol de sete, modalidade destinada aos paralisados cerebrais, o Vasco terá sete atletas na equipe nacional, quatro deles já participantes das Paralimpíadas de Londres-2012. Foram chamados Jorge Luiz (goleiro), Felipe Lemos (goleiro), Fernandes Ferreira (meio), Fabinho Bordignon (atacante), Ramon Soares (goleiro) para a principal, Marcos Yuri (meio) para as seleções principais e sub-20 e João Marcos (zagueiro), para a sub-20.

No caso do vôlei sentado, uma modalidade que tem sido cada vez mais procurada por pessoas que perderam as perdas em acidentes e casos de violência, o Vasco estreou no ano passado, e já eve o atleta Renan e a treinadora Jaqueline Santos foram convocados para a seleção verde e amarela. O clube de São Januário é um dos poucos do futebol brasileiro que vêm investindo nas modalidades paralímpicas. Atualmente, além do futebol de sete e do vôlei sentado, o clube tem também natação paralímpica, cuja equipe vem treinando na Vila Olímpica do Mato Alto, devido à interdição do Parque Aquático de São Januário. O objetivo maior é qualificar atletas para as Paralimpíadas do Rio, em 2016. Agora, as seleções estão se preparando para os Mundiais de suas modalidades ainda este ano.

— Não temos apoio nem patrocinio algum. Nossa maior preocupação é como os meninos vão conseguir cumprir os calendários de competições deste ano, já que não sabemos se o Vasco vai ter condições financeiras de arcar com estes deslocamentos. Em junho, teemos em São Paulo a primeira etapa do Brasileiro de Natação, mas não sabemos se teremos os R4 7 mil para levar nove atletas — disse Lívia Prates, coordenadora de esportes paralímpicos. — Temos um projeto que é uma programação para chegar a 2016. Dentro deste projeto , temos visto atletas com real potencial de estarem nos Jogos de 2016. A menos que o clube desista, só vamos parar com este trabalho em 2016, porque nos cumprometemos com estas pessoas em tornar estes jovens atletas paralímpicos. Este compromisso é de três anos atrás, e vamos lutar até o fim para concretizar este projeto em 2016.

A coordenadora espera que a diretoria se sensiblize.

— Nosso objetivo é ter ao menos dez atletas dentro da delegação paralímpica em 2016 — revela Lívia. — O Vasco é um dos poucos clubes de futebol do país que têm departamento paralímpico. Os outros são Santos, Corinthians, e só. Mas o Vasco é o pioneiro no país, e peço ao presidente Roberto Dinamite, que nos apoie como sempre, porque esses atletas vão pôr o nome do clube ainda mais no alto.

Fonte: Globo Online