Justiça reduz penhora de patrocínios do Vasco de 100% para 10%

Sexta-feira, 01/03/2013 - 15:21

Após mais de seis meses de luta, o Vasco obteve uma importante vitória na Justiça que dará um alívio à sua grave crise financeira. Em 18 de fevereiro, o juiz Teophilo Miguel, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu reduzir de 100% para 10% as penhoras sobre três fontes de receitas do clube, retidas por conta de dívidas fiscais e tributárias com a Fazenda Nacional.

De acordo com a decisão judiciária, o Vasco agora terá acesso a 90% das receitas de Ambev, Penalty e Ale, todas empresas patrocinadoras do clube. A porcentagem restante será depositada em juízo para que sejam pagas as dívidas. Portanto, do valor de R$ 10.051.044,00, o Vasco terá acesso a cerca de R$ 9 milhões. Em seu texto, o juiz explica que este valor representa quase 80% da renda anual da instituição.

Desde agosto o Vasco vinha buscando na Justiça a redução da sua penhora. Em seu último pedido, o corpo jurídico do clube solicitou a retenção de 2,5%, mas o juiz optou por 10%, lembrando que o bloqueio “inviabilizaria a continuidade e sobrevivência da associação”.

- Essa é uma vitória do Vasco numa decisão bastante criteriosa do desembargador. Pela primeira vez enxergaram que sem as receitas o clube não poderia continuar a funcionar - afirmou Marcello Macedo, um dos advogados contratados pelo clube.

O Vasco segue em busca da liberação de suas outras receitas, como as cotas de transmissão da televisão (Rede Globo), BFG e TIM, . No entanto, o departamento jurídico do clube acredita que esta primeira decisão favorável abrirá o caminho para outras.

Fonte: GloboEsporte.com