Basquete Base: Vascaínos em quadra contam com jovens e apaixonados torcedores

Terça-feira, 09/04/2013 - 09:51

Na última sexta-feira (05), o Vasco da Gama estreou no Campeonato Carioca de Basquetebol Juvenil, na cidade de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Um fato que foi marcante foi a presença de cerca de 10 jovens torcedores no Ginásio do Iguaçu Basquete Clube para torcer pelo Gigante da Colina. Mesmo não tendo vivido as fases áureas do Clube no esporte, eles sabem da importância que tem em apoiar o time, principalmente diante de todas as dificuldades que atletas e profissionais ligados ao basquete do Vasco, convivem hoje em dia.

A jovem torcedora Camila Assis, moradora de Austin, distrito de Nova Iguaçu e assídua torcedora das arquibancadas de São Januário, comentou a experiência de ver pela primeira vez o basquete Cruzmaltino em quadra e se mostrou bastante entusiasmada:

- O torcedor se esquece que o Club de Regatas Vasco da Gama não se resume somente ao futebol. Os esportes amadores também merecem o nosso apoio e incentivo, e independente do momento que estamos vivenciando, é fundamental que a torcida apoie o time, tanto no futebol quanto nos outros esportes. Não podemos deixar o sentimento morrer, sejamos presentes em todos os esportes. Foi um prazer imenso estar no jogo, pois vi que o incentivo o time faz a diferença, pois eles são esquecidos ás vezes até pela própria diretoria.

O treinador Christiano Pereira, 27 anos de Vasco, que já treinou todas as categorias de basquete no Clube e participou do período vencedor do Vasco no final dos anos de 1990 até o início dos anos 2000, comentou a importância da presença do torcedor nas partidas de basquete do Vasco da Gama:

- Eu acho que a torcida faz parte do clube de massa e o Vasco é um clube de massa. Já joguei com gente na arquibancada torcendo e já joguei sem. Posso dizer que como jogador é um aditivo diferente, e para o atleta também. Já teve torcida nos meus jogos, tanto na base como no adulto, e jogadores dizem que é uma coisa diferenciada. No dia-a-dia do treino acho que só vocês mesmo participando, um dia ou outro, conversarem com o atleta, sentirem na parte deles, porque estamos com bastantes jogadores novos e os jogadores que estão chegando, precisam vivenciar isso, para eles poderem passar o que eles acham. Mas é de fundamental importância.

Outro jovem torcedor, Lucas Otávio, morador de Mesquita, compareceu a partida e relatou com tristeza o atual momento que o basquete do Vasco vive, mas ao mesmo tempo, mostrou esperança que os bons tempos possam retornar:

- É uma situação bem triste para o nosso Vasco da Gama, uma instituição que já foi duas vezes campeão Sul-Americano e passa por esse momento de abandono pela diretoria do CRVG. Acreditar em melhoras todos vascaínos acreditam, né? Mas para tal feito depende de todos para voltar a ser o que fomos no Basquete. Acho que a torcida deveria incentivar mais esses meninos que representam muito quando vestem a cruz de malta, apesar de todas as dificuldades que passam - inclusive nos transportes para os jogos como foi na última sexta-feira contra o IBC-, eles sempre estão lá fazendo de tudo para que o Vasco seja o vencedor, isso deveria ser mais valorizado pela nossa torcida, onde mais de 80% se preocupam somente com o Futebol. Acima disso tudo, deveria ter um investimento maior na base para gerar melhorias no futuro, e também uma preocupação maior da Diretoria nesse esporte que é muito tradicional no Vasco.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco