Basquete: Há 14 anos, Vasco vencia Boca Juniors e era o 1º clube brasileiro a conquistar a Liga Sul-Americana

Sábado, 30/03/2013 - 11:59

Há 14 anos, o Vasco escrevia seu nome no cenário internacional ao se tornar o primeiro clube brasileiro a conquistar a Liga Sul-Americana de Basquete, em cima do Boca Juniors (ARG).

A competição, organizada pela Confederação Sul-Americana de Basquetebol, teve início em 1996 e é anualmente disputada pelos principais clubes da América do Sul. Na primeira fase, os clubes são divididos em grupos com quatro equipes em cada, onde cada time enfrenta apenas uma vez os outros adversários do grupo. Na fase seguinte, os dois melhores de cada grupo disputam jogos mata-mata até a grande final.

No dia 30 de março de 1999, Vasco e Boca Juniors decidiram, no Rio de Janeiro, a final do Sul-Americano. Após vencer na Argentina, o Gigante precisava de uma vitória simples para levantar o inédito título, porém, a partida não foi nada fácil.

Ao término do primeiro quarto, o placar mostrava 24 a 16 para o time argentino. Impulsionados pela torcida vascaína, que lotou o Maracanãzinho, o Gigante virou a partida para 34 a 32, ao final do primeiro tempo, e ainda conseguiu abrir uma diferença de 10 pontos. Mas, a dois minutos do fim da decisão, os argentinos conseguiram empatar em 66 a 66. Foi aí que Charles “Bird” começou a brilhar. Com 30 pontos no jogo, o americano garantiu a vitória por 76 a 68, dando o título ao Vasco.

O título levou o Cruzmaltino ao Torneio Mundial, em outubro de 1999, na qual o Cruzmaltino, após vencer o campeão europeu, chegou novamente a uma final, desta vez contra o Spurs, campeão da NBA no ano anterior.

Veja como foi a decisão:





Fonte: Site oficial do Vasco