Há 60 anos, Vasco conquistava o Torneio Internacional do Chile

Sexta-feira, 05/04/2013 - 12:04

No dia 5 de abril de 1953, cinco anos após ter conquistado o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, no Chile, o Vasco voltou ao palco de sua primeira conquista para levantar mais uma taça, a do Torneio Internacional do Chile, seu segundo título Sul-americano da história, ao vencer o Colo Colo por 2 a 0, com gols de Friaça e Chico.

Após o fim do “Expresso da Vitória”, que conquistou tudo que poderia entre os anos de 1944 e 1952, mas contando com alguns remanescentes, como o goleiro Barbosa, Augusto, Danilo, Ipojucan, Maneca, Friaça, Chico e Ely, que foram fundamentais na competição, o Gigante conquistou o segundo título sul-americano de sua história, de forma invicta.

Na década de 1950, devido às diversas conquistas, o Vasco foi um dos clubes brasileiros mais convidados a disputar torneios no exterior. Além do Gigante, o torneio contou com as presenças de Millionários, como representante da Colômbia; e Colo Colo, como donos da casa. De acordo com o regulamento, os três clubes jogariam entre si e o que somasse mais pontos seria o campeão.

Campanha:
02/04/1953 – Estádio Nacional – Vasco 2 x 1 Millionarios
05/04/1953 – Estádio Nacional – Colo Colo 0 x 2 Vasco

Elenco Campeão:
Barbosa, Augusto, Haroldo (Bellini), Ely (Mirim), Danilo e Jorge; Sabará, Maneca, Friaça, Ipojucan (Alvinho, Vavá) e Chico (Ademir). Técnico: Flávio Costa

Curiosidades:
Sempre que o Vasco jogou, seja em torneios amistosos ou partidas oficiais, no Estádio Nacional, saiu de campo campeão ou classificado para a fase seguinte da competição que estava disputando. Além das conquistas Sul-americanas de 1948 e 1953, o Gigante voltou a ser convidado para torneios no Chile e, em 1957 e 1963, voltou a levantar o caneco.





Fonte: Site oficial do Vasco