Beach Soccer: Vascaíno, Júnior Negão completa 48 anos nesta sexta-feira

Sexta-feira, 29/03/2013 - 14:02

Há exatos 48 anos, no dia 29 de março de 1965, nascia no Rio de Janeiro o filho de Hilton Santos, então supervisor de futebol do Vasco. Além do nome, por isso passou a ser chamado de Júnior, herdou do pai a paixão pelo Gigante da Colina, pois desde pequeno já acompanhava os jogos do Vasco.

Influenciado pelo trabalho do pai, sempre viveu no mundo do futebol. Após uma breve passagem pelo futebol de campo, na qual, somando-se categorias de base e elenco profissional, marcou 86 gols, Júnior Negão, como ficou popularmente conhecido, estreou profissionalmente, aos 20 anos, pelo América-MG. Negão chegou, ainda, a jogar o futebol de 11, porém, foi no futebol de areia que conseguiu, após ser convidado, em 1993, pelo ex-jogador Edinho, para fazer parte de um novo projeto, a Seleção Brasileira de Beach Soccer, e fazer grande sucesso na modalidade, vestir a camisa do clube de coração, o Vasco.

Na Colina, conquistou o bicampeonato carioca (2001/04), além de cinco títulos do Brasileiro de seleções (1997/98 pelo Rio de Janeiro e 2002/03/04 por São Paulo). Além de jogador, Júnior chegou a ser dirigente e técnico, passando pela Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro (FEBSERJ) até assumir o projeto de futebol de areia do Vasco da Gama, que transformou o clube num colecionador de títulos: campeão do 1º Mundialito (2011), medalhista de ouro na Copa Brasil (2011) e primeiro colocado no Desafio Rio-São Paulo (2010).

No primeiro da Mundial FIFA, em 2011, o Vasco foi um dos convidados, devido ao brilhante projeto feito para o futebol de areia. Porém, a equipe vascaína formada por Negão foi desmontada devido às regras do campeonato, mas, mesmo assim, conseguiu conquistar o título. Neste Mundial, Júnior Negão não jogou, atuou como uma espécie de auxiliar técnico, tendo oportunidade de passar para os jogadores a sua experiência, adquirida durante os vários mundiais disputados e ganhos pela Seleção.

Por falar na amarelinha, Júnior Negão escreveu seu nome na história ao marcar o primeiro gol da recém-criada seleção brasileira de futebol de areia, em 1994, durante a vitória sobre os EUA por 4 a 2, no 1º Mundialito, nas areias de Copacabana. Além disso, Negão marcou também o primeiro gol da Copa do Mundo FIFA, no mesmo local, em 2005. Júnior, ainda, foi Tricampeão Mundial como capitão da equipe canarinho, além de ajudar o país a conquistar outros nove títulos do extinto Campeonato Mundial (95/96/97/98/99/00/02/03/04).

O segundo maior artilheiro da Seleção Brasileira, com 318 gols, superado apenas por Neném, que anotou 336, foi chamado, no fim de 2012, quatro anos após se aposentar, para comandar a “nova” Seleção, onde permanece até hoje. Com uma nova filosofia, o time comandado por Júnior Negão conquistou dois títulos em 2013 (Copa América e Copa das Nações) e ficou com a medalha de bronze nas eliminatórias sul-americanas, carimbando o passaporte para o Mundial da Polinésia Francesa.



Vasco campeão do Mundialito em 2011:



Fonte: Site oficial do Vasco