Beach Soccer: Com 2 gols de Bruno Xavier, Brasil bate Uruguai e avança nas Eliminatórias

Terça-feira, 12/02/2013 - 21:35

Goleada, liderança isolada e vaga na semifinal garantida. Jogando bem, o Brasil venceu o Uruguai por 7 a 3 (gols de Buru (2), Bruno Xavier (2), Benjamin, Sidney e Daniel, para os brasileiros, Matias, Martin e Pampero, para os uruguaios), no clássico disputado há pouco, na tarde desta terça-feira, dia 12, na arena montada em Merlo (província de San Luís/Argentina), válido pela segunda rodada da fase de classificação do Grupo B das Eliminatórias Conmebol 2013. A Seleção Brasileira chegou à 29ª vitória em 29 partidas disputadas na História do Qualifier e volta à quadra na tarde desta quarta-feira, dia 13, para enfrentar a eliminada Venezuela, às 16h30min (horário de Brasília) – confronto que terá transmissão ao vivo pelo SporTV. Em oito confrontos até hoje, oito vitórias brasileiras, sendo cinco delas em Eliminatórias da América do Sul. Bruno Xavier, que marcou duas vezes, lembrou que o Brasil alcançou o primeiro objetivo na competição, enquanto que Júnior Negão elogiou a concentração de seus comandados.

- Esse jogo valia muito, valia a possibilidade da classificação para a semifinal, valia toda essa rivalidade que existe entre Brasil e Uruguai, e a concentração da equipe foi fundamental. O Brasil mostrou que está muito bem fisicamente e que é uma seleção madura, está sabendo dosar velocidade com equilíbrio, e isso é fundamental para chegarmos às vitórias. Todos estão de parabéns, o resultado de hoje foi importantíssimo na nossa caminhada aqui nas Eliminatórias, vencemos um grande rival e com bom futebol – elogiou o treinador.

- Conseguimos o nosso objetivo, que era a vitória e a vaga na semifinal. Temos ainda uma partida contra a Venezuela e a nossa postura vai ser a mesma, vamos lutar pela vitória para chegarmos com mais força na próxima fase. Demos um passo importante no campeonato, foi uma excelente vitória, mas queremos mais – afirmou Xavier.

Beneficiado pela vitória do Equador sobre a Venezuela (5 a 4), horas antes, a Seleção Brasileira sabia que uma vitória no tempo normal o levava à liderança isolada do Grupo B e também à semifinal com uma rodada de antecedência. Por isso, o Brasil foi ao ataque. Bruno Xavier teve boa chance em cobrança de falta que assustou o goleiro Leandro. E o gol saiu numa boa trama ofensiva. Bruno Xavier lançou na área, Benjamin cabeceou para trás, Buru recebeu, driblou Pampero e bateu cruzado: 1 a 0, aos 3’44”. Coco deu a resposta em chute perigoso que Fanta espalmou. O segundo gol começou nas mãos do camisa 12 brasileiro, em bom lançamento, Daniel cabeceou para o meio e Bruno Xavier completou para o fundo das redes: 2 a 0, aos 6’58”. Matias descontou para o Uruguai em chute cruzado: 2 a 1, aos 7’25”. O Brasil tinha o controle da partida, ditava o ritmo e Júnior Negão usava as opções do banco, mantendo o fôlego da equipe, com a temperatura superando os 35º C.

Na saída de bola do segundo período, Bruno Xavier acertou o ângulo de Leandro: 3 a 1, logo aos dois segundos da etapa. De bola parada, Martin diminuiu novamente para os uruguaios. Em tiro direto do meio-campo, o capitão da Celeste cobrou com categoria, no ângulo, para marcar: 3 a 2, aos 45 segundos de bola rolando. Benjamin ampliou a vantagem: 4 a 2, aos 2’38”. O Uruguai ensaiou uma pressão, adiantou a marcação e criou boas chances com Marcelo, sempre parando na boa atuação de Leandro Fanta. Buru quase fez mais um na cobrança de falta, Jorginho também teve excelente oportunidade e o quinto gol parecia questão de tempo. Mas, numa bobeira da defesa brasileira, Pampero recebeu, protegeu e bateu com força: 4 a 3, aos 10’29”, placar do segundo tempo.

O placar apertado esquentou o clima do jogo. Buru cobrou o lateral com rapidez e a cabeçada de Bueno explodiu no travessão. E foi só. A arbitragem confusa invertia faltas, o Brasil não conseguia vencer a marcação uruguaia e passou a primeira metade do tempo praticamente sem ameaçar a meta de Leandro. No primeiro chute perigoso, Buru fez. O capixaba cobrou com violência o tiro direto do meio-campo e ampliou: 5 a 3, aos 6’16”. No lance seguinte, a arbitragem assinalou pênalti de Bueno em Pampero. O uruguaio cobrou e Fanta se esticou para fazer bela defesa. O relógio corria mais depressa para o Uruguai, que dava espaços, enquanto que a Seleção Brasileira administrava a vantagem. Sidney marcou o sexto, com categoria, acertando no ângulo, sem chances para Leandro: 6 a 3, aos 9’39”. Daniel aumentou: 7 a 3, aos 10’, selando a boa vitória brasileira. Nos segundos finais, Bella acertou a cabeça de Jorginho em disputa pelo alto e acabou expulso.

TABELA DO BRASIL – QUALIFIER 2013

Dia 11 – Equador 4 x 6 BRASIL
Dia 12 – BRASIL 7 x 3 Uruguai
Dia 13 – BRASIL x Venezuela (16h30min / horário de Brasília) – SporTV
Dia 14 – Folga
Dia 15 – Folga
Dia 16 – Semifinal
Dia 17 – Disputa de 3º lugar / Final

Fonte: CBBS