Beach Soccer: Jorginho, Bruno Xavier e Bueno marcam e Brasil vence Equador pelas Eliminatórias

Segunda-feira, 11/02/2013 - 19:59

O Brasil começou bem sua participação nas Eliminatórias Conmebol 2013. Mesmo perdendo muitos gols, a Seleção Brasileira teve atuação segura e venceu o Equador por 6 a 4 (gols de Jorginho (2), Benjamin, Bruno Xavier, Sidney e Bueno, para os brasileiros, Cedeño, Ávala, Gallegos e Balión, para os equatorianos), há pouco, na tarde desta segunda-feira, dia 11, na rodada de abertura da fase de classificação do Grupo B da competição, que está sendo disputada em Merlo (província de San Luís-Argentina). Com o resultado, Brasil assumiu a liderança isolada do Grupo B com três pontos, deixando na vice-liderança o Uruguai, que somou apenas dois pontos na vitória sobre a Venezuela – 1 a 0 na prorrogação, após empate em 2 a 2 no tempo normal. A Seleção Brasileira volta à arena na tarde desta terça-feira, dia 12, para medir forças com a Celeste às 16h30min (horário de Brasília) – confronto que terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV. Em 47 confrontos, 45 vitórias brasileiros e apenas duas uruguaias. Jorginho, autor de dois belos gols, lamentou as oportunidades desperdiçadas, mas ressaltou a maturidade da equipe e valorizou o bom resultado.

- Vencemos e isso era o mais importante. Tivemos uma boa atuação, perdemos boas chances de gols, que podiam ter nos dado mais tranquilidade durante a partida, mas alcançamos o nosso objetivo. E as Eliminatórias vão ser assim, está tudo muito equilibrado e precisamos usar o que temos de melhor, a nossa qualidade. Conseguimos manter um bom ritmo durante todo o jogo, mesmo nos momentos em que eles empataram, tivemos calma para buscar o ataque, a experiência contou muito nesse bom resultado. Vamos crescer ao longo do campeonato – disse o camisa 6, que chegou aos 305 gols com a camisa amarelinha, atrás apenas de Júnior Negão (318) e Neném (336) na artilharia.

O Brasil segue invicto na História do Qualifier com 28 vitórias em 28 jogos. Buru lembra que o próximo compromisso, contra o Uruguai, já ganha ares de decisão.

- Temos mais um jogo duro pela frente, contra o Uruguai. É um confronto que vale muito, quem vencer dá um passo importante rumo às semifinais. As duas seleções se conhecem bem, com jogadores experientes e, além de um respeito grande, existe também muita rivalidade. Jogamos bem contra o Equador, com muita disposição, raça, e vamos à quadra contra o Uruguai com a mesma postura, com a mesma vontade, porque uma vitória vai nos deixar bem perto da vaga na próxima fase – afirmou o capixaba.

De azul, com sol forte e temperatura alta, a Seleção Brasileira foi à quadra sabendo que a paciência era a melhor estratégia contra a velocidade do Equador. Logo aos cinco segundos, Benjamin roubou a bola de Álava e assustou Saltos. Pouco depois, em tiro direto do meio-campo, Benjamin obrigou o goleiro rival a fazer outra boa defesa. O Equador, comandado pelo brasileiro Alcides Silva, esperava o Brasil, apostando nos contra-ataques em velocidade e arriscava alguns chutes, mas sem perigo. O Brasil ditava o ritmo, esbarrava na marcação adversária, até que Bruno Xavier recebeu o lançamento longo de Fanta, dominou e levantou no meio da área para Benjamin, entre os dois defensores. Cabeçada certeira: 1 a 0, aos 5’36”. Um minuto depois, Bruno Xavier chutou de muito longe, a bola quicou no ‘montinho-artilheiro’ e tirou Saltos da jogada: 2 a 0, aos 6’37”. O Equador diminuiu em lance individual de Cedeño, que achou espaço entre três brasileiros para chutar e marcar: 2 a 1, aos 7’01”. O Brasil não sentiu o gol. E ainda fez mais um. Jorginho, de primeira, de muito longe, acertou um belo chute para aumentar: 3 a 1, aos 7’10”. Fanta fez boa defesa na falta cobrada por Moreira e Bueno obrigou Saltos a se esticar, no último segundo, para evitar o quarto gol e manter o placar parcial.

Na volta para o segundo tempo, Júnior Negão mandou Anderson e Datinha à quadra. Buscando velocidade, a mudança deu certo e Saltos precisou se desdobrar debaixo das traves. Em meio à pressão, o Equador ‘achou’ um gol. Álava cobrou falta, o chute não saiu forte, a bola veio quicando e acabou confundindo Fanta: 3 a 2, aos 3’40”. O Brasil mandava no jogo, mas pecava no último toque, não aproveitava as oportunidades que criava com Buru, Jorginho e Benjamin. Custou caro. Galllegos recebeu de costas para Bruno Xavier, dominou e girou, chutando forte, de canhota, sem chances para Fanta: 3 a 3, aos 9’54”. A resposta veio em seguida. Fanta lançou, Benjamin dominou no pivô e esperou a passagem de Sidney, que encheu o pé: 4 a 3, aos 10’22”, placar do segundo período. Logo a dois minutos do terceiro período, Bruno Xavier teve a chance de aumentar em falta frontal, mas cobrou mal. Muita correria, muita vontade, pouca marcação e o Equador empatou novamente. Bailón, de cabeça: 4 a 4, aos 5’09”. Em outra jogada de pivô, Jorginho recebeu e rolou para o capitão Bueno: 5 a 4, aos 6’42”. O alívio veio numa bela jogada. Daniel recebeu e só levantou para Jorginho, que voou para acertar a meia-bicicleta: 6 a 4, aos 8’34”. Bruno Xavier ainda teve a chance de aumentar em cobrança de pênalti, mas a bola explodiu na trave.

TABELA DO BRASIL – QUALIFIER 2013

Dia 11 – Equador 4 x 6 BRASIL
Dia 12 – BRASIL x Uruguai (16h30min / horário de Brasília) – SporTV
Dia 13 – BRASIL x Venezuela (16h30min / horário de Brasília) – SporTV
Dia 14 – Folga
Dia 15 – Folga
Dia 16 – Semifinais
Dia 17 – Disputa de 3º lugar / Final



Vascaíno Jorginho tenta a bicicleta


Fonte: CBBS (texto, foto), GloboEsporte.com (vídeo)