Paulo Autuori aponta técnico Tim como exemplo a seguir

Domingo, 24/03/2013 - 12:53

No seu primeiro dia como técnico do Vasco, Paulo Autuori citou Elba de Pádua Lima, o Tim, como uma de suas referências. Além da simplicidade, o ex-treinador - que morreu aos 68 anos, em 1984 - recebeu o título de “o estrategista” pelo amplo conhecimento da parte técnica dentro das quatro linhas. Tim teve seu primeiro grande trabalho no Bangu, mas foi no Fluminense que conquistou o primeiro título importante, o estadual de 1964. Treinou diversos clubes, tendo destaque no San Lorenzo, da Argentina, vencendo o Metropolitano de 1968 de forma invicta. Em 1970, ajudou o Vasco a ser campeão carioca e, em 1982, comandou o Peru na Copa do Mundo da Espanha.

- O protagonismo do técnico de futebol me irrita muito. Os protagonistas são os jogadores e os torcedores. Vou brigar contra isso. É uma coisa absurda. Tenho em mente algumas referências. Elba de Pádua Lima, o Tim, usava a simplicidade para treinar um time. Para mim, o técnico tem que ser igual a ele, conhecido por ficar quieto e que chegava no intervalo, mexia taticamente no time e ganhava, virava. O Tim é o exemplo do que o técnico tem que fazer. Para mim, é um grande exemplo e não aparecia. Treinador não tem que aparecer - afirmou Autuori, na sua primeira entrevista como treinador do Vasco.

Tim, que treinou os quatro grandes do Rio, ficou marcado por ser um dos pioneiros a expor a sua tática mostrando como um time de botões se posicionava. Outra de suas características: sempre tratava o atleta com respeito, sem alterar a voz, para assim se impor como autoridade democrática.

Histórias do passado também mostram que, como técnico, Elba certas vezes era irônico. Numa delas, um dia, fazendo peneira de aspirantes a jogadores, um jovem tentou agradá-lo:

- Não bebo, não fumo nem farreio.

Tim rebateu:

- Pois você aqui vai aprender a fazer tudo isso.

Assim como Tim, Autuori começou a desenhar a estratégia que pretende implantar no Vasco:

- Acho que o 3-5-2 é um dos grandes vilões do futebol, para os meias e os laterais. O meia tem que chegar. É uma carência geral. Não se forma jogador para 3-5-2. O 4-4-2 e 4-3-3 são as melhores formas de se formar jogador. Atualmente não se ataca, nem se defende.

A estreia de Autuori será diante do Olaria, na quarta-feira, em Moça Bonita. O time não terá grandes surpresas, apenas um toque da simplicidade de Autuori.

- Não temos como fazer grandes mudanças. O Olaria é nosso primeiro desafio.

A ficha técnica de Tim:

Nome: Elba de Pádua Lima
Nascimento: 20 de fevereiro de 1916, em Rifaina (SP)
Morte: 7 de julho de 1984, no Rio de Janeiro
Títulos como treinador: Carioca de 1964, pelo Fluminense; de 1966, pelo Bangu; e de 1970, pelo Vasco; Campeonato Metropolitano de 1968, pelo San Lorenzo (ARG); do Torneio do Povo de 1973, pelo Coritiba.

Elba de Pádua Lima, o Tim, treinou os quatro grandes do Rio


Fonte: GloboEsporte.com