Mauro Galvão traça estratégia para evitar perda de jovens da base

Sábado, 16/03/2013 - 10:06

O lateral-direito Foguete e o atacante Thiago Mosquito deixaram o Vasco da Gama de maneira conturbada. O primeiro acertou recentemente com o São Paulo, enquanto o segundo está desde o ano passado defendendo as cores do Atlético Paranaense. A saída de ambos fez com que muita gente passasse a criticar de maneira a gestão das categorias de base vascaína.

Apesar do pouco tempo de trabalho, já se pode notar uma mudança de filosofia desde que Mauro Galvão se tornou coordenador das categorias de base. Bastante elogiado por membros da comissão técnica, jogadores e seus parentes, o ídolo cruzmaltino tem conseguido diminuir o êxodo de atletas e para isso tem utilizado o dialogo.

Em recente entrevista ao programa 'Só dá Base', Galvão foi perguntado sobre as estratégias que o Vasco vem tentando utilizar para não ver grandes promessas deixando o clube da mesma maneira que Thiago Mosquito e Foguete. Na oportunidade, o dirigente respondeu que o clube tem usado a criatividade e estabelecido um vínculo de confiança com os representantes dos atletas:

- É difícil é uma coisa um pouco complexa. A situação do Mosquito eu não posso falar muito, pois eu não estava no Vasco. Ela aconteceu de uma forma um pouco complicada, mas hoje o Vasco já acertou essa questão com os empresários do atleta. Infelizmente a lei tem uma brecha e nesse brecha algumas coisas como essa acabam acontecendo. O Vasco está começando um trabalho novo, agora estamos tendo algumas mudanças na direção também, e em breve, espero que até metade do ano, a gente consiga resolver tudo isso. Esperamos solucionar e criar um esquema onde esse tipo de situação não aconteça mais. É difícil você falar de uma situação só, pois ocorrem várias e são muitos fatores que você tem que acabar fechando para não dar a possibilidade do jogador sair. Se a gente for ver, em relação a quantidade de atletas que estão e chegam ao Vasco, foi o mínimo o que aconteceu. A gente espera que não aconteça mais, que isso pare e a gente vai trabalhar para evitar isso. Não é novidade que o clube passou por um período complicado em relação a situação financeira O Vasco está buscando uma instabilidade e a gente espera que isso aconteça logo. Enquanto isso não ocorre, nós vamos ter que fazer um esforço e trabalhar como equipe para fazer com que o Vasco volte a ter um pouco mais de tranquilidade e consiga evitar casos como esses. Vamos tomar todo cuidado, ter atenção sempre e tentar preservar sempre os atletas, que são patrimônio do clube - afirmou o eterno 'Capitão da América'.

A maior prova da mudança de filosofia é o que vem acontecendo com os destaques da geração 97, formada por jogadores que completarão a idade mínima permitida para assinatura do primeiro contrato profissional em 2013. Diferentemente do que aconteceu no ano passado com a geração 96 (geração de Mosquito, Foguete e Matheus Índio), grande parte desses jovens já negociaram os detalhes do primeiro vínculo e dependem apenas de detalhes burocráticos para oficializarem o acordo.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco