Juniores: Mauro Galvão explica passagem de Matheus Índio pela Inglaterra

Terça-feira, 12/03/2013 - 12:41

Destaque das categorias de base do Vasco nas últimas temporadas, o meio-campo Matheus Índio esteve recentemente na cidade de Londres, na Inglaterra, passando por um período de treinamentos no Arsenal. A ida do jovem, atualmente titular da Seleção Brasileira sub-17, provocou apreensão na torcida vascaína, que chegou a temer a venda precoce da promessa.

A possibilidade, porém, foi descartada pelo diretor executivo René Simões e pelo diretor das categorias de base Manuel Pereira. Outro que também rechaçou a saída do garoto de 17 anos foi o coordenador das categorias de base, o ex-jogador Mauro Galvão. Em entrevista ao programa Só dá Base, do grupo Só dá Vasco, o dirigente elogiou Índio e explicou o motivo de sua viagem:

- Essa questão dele ter ido passar uma semana lá no Arsenal não é nada fora do comum. Foi bom para ele conhecer outro estilo de jogo. Acho que não tem nada, não existe nada. O jogador é do Vasco, vai crescer e se tudo ocorrer bem vai se profissionalizar no Vasco. Mas isso não impede dele ser visto uma semana. Não vai ter problema nenhum e não prejudicar a carreira dele, fazer mudar a cabeça dele. Eu acho que serve para ele começar a se familiarizar com esse tipo de situação, essa questão de viagens. O Índio, sem dúvida nenhuma, é um jogador que deve estar no profissional em no máximo dois anos - afirmou Mauro Galvão.

Ao ser perguntado sobre a utilização de Índio no time profissional, o dirigente pediu um pouco de cautela. Segundo Galvão, Matheus possui talento, porém precisa adquirir experiência no juniores antes de ser promovido para o plantel principal:

- Em relação ao Índio no profissional, até mesmo por conta idade, acho que requer um pouco de tempo. É lógico que ele pode vir a ser utilizado, pois ele tem potencial, mas acho que esse ano para ele será um ano importante. Será um ano de desenvolvimento, um ano que ele vai disputar torneios com a Seleção, vai disputar o Campeonato Estadual, a Taça BH, Campeonato Brasileiro sub-20 e Copa do Brasil sub-20. Temos várias competições que podem dar aos atletas, no caso o específico do Índio, um crescimento, uma melhorar em relação à condição física. Tem toda essa situação da parte física que é muito importante no futebol, pois o atleta tem que aguentar o ritmo e a diferença de categoria. Tudo isso faz parte, mas a gente confia bastante nele - disse.

Matheus Índio foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17 que disputará no próximo mês o Sul-Americano da categoria na Argentina. No início do ano, durante o primeiro período de treinamentos comandado pelo técnico Gallo, o meia treinou entre os titulares.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco