Vasco tem melhor ataque e pior defesa entre os 4 grandes no Estadual

Quinta-feira, 28/02/2013 - 12:31

O Vasco pode ser considerado o time de opostos do Campeonato Carioca. Se o ataque conseguiu ser o mais positivo, a defesa foi a mais vazada da competição até então. Na frente foram 18 gols registrados, desbancando Fluminense e Botafogo, com 17, e Flamengo, com 16. Lá atrás foram 11 gols levados, mais que todos os outros três.

Dos 18 conferidos pelo Cruzmaltino, nove foram marcados pela dupla Carlos Alberto e Bernardo, o que equivale a metade de todos os gols. Os atacantes de ofício – Tenório, Leonardo e Éder Luis – não vivem boa fase. Marcaram apenas duas vezes no Campeonato.

No outro extremo está a defesa, que foi a mais vazada entre os quatro grandes. Uma possibilidade de explicação se deve ao fato da proteção cruzmaltina ter sofrido algumas mudanças no decorrer do Campeonato. No início, os laterais eram volantes improvisados, André Ribeiro foi outro que não agradou, e dessa forma, o técnico Gaúcho foi remodelando o sistema defensivo. Se nas primeiras cinco rodadas o time levou nove gols, nas últimas três rodadas, a equipe levou apenas dois.

Para decisão de sábado o sistema defensivo deve sofrer alteração, Thiago Feltri, que treinou entre os titulares nesta quarta-feira, ganhará a vaga de Dieyson, na lateral esquerda. Já no ataque, Tenório e Leonardo contundidos não devem jogar a semifinal diante do Fluminense.

Fonte: Jogada Ensaiada