Bernardo e Carlos Alberto marcaram metade dos gols da equipe do Vasco

Terça-feira, 26/02/2013 - 12:33

O meio-campo tem sido o motor do Vasco em 2013. Os gols de Bernardo e Carlos Alberto foram decisivos para amenizar a seca vivida pelos atacantes de ofício da equipe, além de compensar a instabilidade da zaga, apenas a 10ª melhor da Taça Guanabara. O desempenho ajudou a equipe a alcançar o primeiro lugar do grupo A da competição.

Antes renegados no Vasco, os apoiadores superaram o 2012 apagado e hoje são os artilheiros da equipe no Estadual. Bernardo já triplicou a marca do ano passado, com seus seis gols neste Carioca. Enquanto isso, Carlos Alberto balançou as redes o mesmo número de vezes que na última temporada: três. A diferença está na quantidade de jogos: 5 neste ano, contra 35 do anterior.

Só a dupla marcou a metade dos gols da equipe na Taça Guanabara: 9, do total de 18 gols feitos pelo Vasco. O rendimento dos dois ajudou o time a encerrar a primeira fase da Taça Guanabara como melhor ataque entre os 16 participantes do Estadual, mesmo com seus atacantes de ofício tendo marcado apenas 3 gols em 8 partidas.

A produtividade da dupla no ataque compensa o desempenho instável da zaga vascaína. O sistema defensivo do Vasco é o que mais sofreu 11 gols, pior marca entre os semifinalistas da Taça Guanabara. O número é mais alto do que o de equipes que lutam contra o rebaixamento, como o Quissamã e o Nova Iguaçu, 14º e 15º lugares da competição, respectivamente.

As boas atuações pela Taça Guanabara deram status de protagonistas a jogadores que amargavam o banco de reservas em 2012. Hoje principal nome do sistema ofensivo do Vasco, Carlos Alberto participou de mais jogos como suplente que como titular na última temporada. O jogador raramente era apontado como referência num time que tinha ainda Juninho Pernambucano, Felipe, Alecsandro, Fernando Prass, entre outros.

Já Bernardo passou o último ano tentando conquistar seu espaço no Santos após sair brigado do Vasco no início da temporada. Lesões atrapalharam seu caminho na equipe paulista e o meia retornou do empréstimo em janeiro. Embora ainda não tenha garantido seu lugar entre os titulares, o apoiador é o artilheiro da equipe no Carioca.

O jovem meia foi decisivo na partida que confirmou a classificação do Vasco à Taça Guanabara. Após dois jogos na reserva, Bernardo marcou dois gols e virou o placar contra o Duque de Caxias. Além do primeiro lugar no grupo A, a exibição individual deve ter como consequência o retorno do atleta ao time titular. O principal concorrente pela vaga, Tenorio, deve estar a disposição para semifinal de sábado contra o Fluminense, mas a falta de ritmo deve decretar a derrota do equatoriano na disputa.

A expectativa é que a dupla conduza o time aos resultados desejados para esta temporada. Além de Dedé, os dois são considerados a reserva de qualidade da equipe por parte da comissão técnica. A missão do treinador Gaúcho é fazer com que Bernardo e Carlos Alberto mantenham a sequência de boas atuações, algo que não acontece já há algumas temporadas.



Fonte: UOL