Juniores: Confira entrevista com Henrique, lateral-esquerdo do Vasco

Segunda-feira, 04/02/2013 - 08:11

O lateral-esquerdo Dieyson foi promovido no início do ano para o time profissional, mas sua subida não foi tão prejudicial para a categoria de juniores como as de Guilherme Costa e Jhon Cley. Tudo isso porque o técnico Sorato possui atualmente a sua disposição o jovem Henrique, um dos destaques do time na última Copa São Paulo e no Campeonato Estadual.

Carioca de Olaria, o garoto de 18 anos chegou ao Vasco ainda em 2005 após ser aprovado pelo falecido Zeíca, antigo treinador das categorias de base, num teste promovido pelo clube. Henrique passou por todas as categorias da base cruzmaltina e conquistou títulos em todas elas, o que evidencia uma trajetória de sucesso.

No início de sua carreira, Henrique não atuava como lateral-esquerdo. A mudança de posição só veio ocorrer quando o jovem chegou a categoria juvenil. Na oportunidade, o técnico Tornado, que já deixou o clube, percebeu que o garoto possuía cacoete de lateral e poderia alcançar o time profissional com mais facilidade neste posição. Justamento por isso, Tornado conversou com o Henrique e convenceu a trocar de posição.

Até mesmo por ser meio-campo de origem, Henrique é um lateral ofensivo, mas apesar de gostar bastante de atacar, também vem evoluindo na parte defensiva. A dedicação nos treinamentos e a odediência tática são algumas das virtudes de olariense, que almeja alcançar o mesmo que seu antigo concorrente de posição conseguiu: uma vaga no time profissional.

Para isso, Henrique, que já chegou a ser comparado com o ídolo vascaíno Felipe, conta com o apoio de toda comissão técnica da equipe de juniores. Na última semana, o técnico Sorato elogiou bastante a participação do lateral nos primeiros jogos do Campeonato Carioca, destacando inclusive sua atuação no história clássico contra o Flamengo, que terminou com vitória vascaíno e culminou na quebra de um tabu que já durava quase três anos.

Bate-papo exclusivo com Henrique, lateral-esquerdo do Juniores:

Conta um pouco sobre sua trajetória no futebol. Quando você chegou ao Vasco? Quais as maiores dificuldades que você enfrentou? Quem sempre te apoiou?

Eu comecei no Olaria com oito anos. Joguei lá até os 10, quando um dirigente do Vasco na época me viu jogando e acertou pra eu fazer um teste, em 2005. Tive a oportunidade de ser observado pelo ex-professor Zeica e consegui passar no teste. A maior dificuldade que já enfrentei foi a perda da minha avó, à beira da competição mais importante da categoria. Na época foi bem complicado, pois ela era uma pessoa muito especial na minha vida, foi quem me criou, era a minha segunda mãe. Foi bem difícil porque ela era o centro da nossa família. Na ocasião tive a compreensão do professor Willian, ex-jogador, e dos meus amigos do clube, e isso foi bastante importante naquela situação. Minha família sempre me apoiou muito, começando pelos meus avós, minha mãe, minha madrinha, meu tio, meu afilhado Gabriel, pessoas que são muito importantes na minha vida. Só tenho que agradecer a Deus por cada um deles.

Como tem sido sua trajetória no Vasco até agora? Quais títulos você conquistou?

Minha trajetória no Vasco sempre foi muito boa, pois tive grandes treinadores e conquistei títulos importantes, como o Carioca pré-mirim, Carioca Mirim, Copa Jaguaré infantil e a Taça Guanabara Juvenil.

Você sempre atuou nessa posição? Quem foi o treinador responsável por ter colocar nessa posição? Como foi a adaptação?

Não, no início eu jogava de meio campo. Mas desde o mirim sempre quebrava um galho, mas não efetivado. No Juvenil foi aonde começou. Fui improvisado na lateral-esquerda e após uma sequência de jogos, o professor Tornado conversou comigo e disse que eu estava fazendo muito bem aquela posição, que seria muito interessante se eu pudesse atuar ali e que seria o caminho mais rápido para chegar ao time profissional. Eu acreditei nele e continuei na posição. Minha adaptação foi muito boa, porque ele me deixava a vontade. Claro que tinha que seguir minhas funções táticas, mas foi da melhor maneira possível e agradeço a ele hoje por ter sido mais que eu treinador, por ter sido um grande amigo mesmo.

Quais são suas características, como você gosta de jogar?

Sou um atleta que joga pra frente, rápido, tenho um bom passe e gosto de jogar em coletivo, atacando bastante.

O que você espera da próxima competição?

Espero que este ano possamos voltar a vencer uma competição, porque temos uma equipe muito boa, com pessoas do lado de fora das quatro linhas que estão dando um suporte e tranquilidade para podermos fazer o nosso trabalho dentro de campo da melhor maneira possível.

Como você avalia sua última temporada?

Foi bastante complicada, principalmente no inicio do ano, onde tive que fazer uma cirurgia no ombro. Retornei no segundo semestre e tive dificuldades por ter ficado bastante tempo parado. Mas depois voltei bem, graças a Deus, mostrando um bom futebol.

O que você espera da próxima temporada?

Quero me manter jogando bem este ano e, se Deus quiser, ter uma oportunidade no profissional. Este é o meu objetivo em 2013.

O que você espera dessa nova fase numa nova categoria?

O jogo nessa categoria é bem corrido, bastante disputado, e quero sempre superar os obstáculos e as minhas limitações para evoluir cada vez mais, me tornando um atleta completo.

O que representa o Vasco para você?

O Vasco representa o inicio da minha vida. Fui criado dentro do Vasco, tenho muitos amigos aqui e é um clube que sempre me ajudou, em qualquer coisa que precisei. Só tenho a agradecer ao Vasco por tudo!

O que você pensa em fazer para conseguir uma espaço no profissional? Quer fazer história no Vasco?

Com certeza vou continuar trabalho forte no juniores, para quando a oportunidade surgir eu estar bem preparado e possa corresponder bem. Quero muito fazer historia no Vasco, porque, como eu disse, é um clube especial para mim, que tenho muito carinho.

Que mensagem você deixaria para a torcida vascaína?

Torcida Vascaína, espero um dia dar muitas alegrias para vocês! Acompanhem nossos jogos no juniores, porque estamos lutando com muita determinação e vontade pelo Vasco!

Nome: Henrique Silva Milagre
Local de Nascimento: Olaria/RJ
Data de Nascimento: 25/04/1994
Altura: 1,73 m
Peso: 71kg
Contrato até outubro de 2015

Com informações do programa 'Só dá Base/Só dá Vasco'

Henrique


Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco (texto), Blog de Base (foto)