Mauro Galvão comenta situação do jovem Luciano, com futuro incerto

Sexta-feira, 28/12/2012 - 19:01

Campeão Carioca de Juniores em 2010, o meio-campo Luciano não tem presença garantida no Vasco da Gama em 2013. Isso porque o jovem é da geração 92 e cem 2013 completará 21 anos de idade, fato que impede sua utilização na categoria juniores.

A tendência é que Luciano seja emprestado para algum clube de menor pressão como ocorreu no início desta temporada, quando o garoto defendeu as cores do Bangu. O detalhe é que o contrato do atleta se encerra no dia 01 de maio e dificilmente será renovado.

Mauro Galvão, diretor das categorias de base, deu a entender que Luciano só receberá uma oportunidade no time profissional e terá o seu contrato renovado caso consiga se destacar num time de menor expressão. Segundo o ex-zagueiro, o futuro do atleta será definido pelo departamento de futebol profissional:

- Vai ser definido ainda. Tem alguns times que possuem interesse em levá-lo por empréstimo. Ele já é profissional e quem vai decidir o futuro dele é o pessoal do profissional. O Ricardo Gomes irá decidir junto com o René Simões a situação. Nós já passamos para eles as informações do atleta, o perfil dele, o histórico. Pelo que eu tenho acompanhado, como ele foi chamado nenhuma vez para o profissional, a tendência é que ele seja emprestado. Essa é a tendência, mas todos nós sabemos como é o futebol. Vai que num treino ele acaba agradando. Tudo é possível – disse o dirigente com exclusividade ao ‘Só dá Base/ Só dá Vasco’.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade do empréstimo ser importante para o meio-campo, o homem-forte das categorias de base vascaína respondeu o seguinte:

- Esse empréstimo pode ser bom para ele. Mas isso de convencer o pessoal do profissional a gente sabe que depende mais do jogador – declarou com exclusividade ao ‘Só dá Base/ Só dá Vasco’.

Luciano gostaria de ficar

No Vasco desde 2007, Luciano já declarou várias vezes em entrevistas que um dos seus maiores sonhos é ter uma oportunidade no time profissional do cruzmaltino. Morador do Complexo do Alemão, o jovem é muito grato ao Gigante da Colina pela a oportunidade que lhe deu de seguir um caminho diferente de alguns jovens que residem na sua comunidade.

O nome do meio-campo chegou a ser cogitado no time profissional no início desta temporada, mas por conta de algumas mudanças no departamento de futebol profissional – a saída de Rodrigo Caetano foi a principal delas – a oportunidade não veio. As mudanças atrasaram também a promoção de outros jovens destaques, como Marlone, Jomar e Luan, hoje já integrados ao plantel principal.

Ao tomar conhecimento das declarações de Mauro Galvão, Luciano lamentou, mas não perdeu a esperança de um dia conseguir realizar seu objetivo:

- Até o juvenil que não tinha o sonho de ser profissional do Vasco, até porque nessa categoria a gente não faz nem ideia de como é ser profissional. Mas quando eu fui para o Juniores, esse passou a ser o maior sonho, o maior objetivo. Até pela oportunidade que o Vasco me deu. Seria muito importante para mim subir para o time de cima. Esse é o meu desejo – disse com exclusividade ao ‘Só dá Base/Só dá Vasco’.

Para garantir uma vaga no profissional o jovem pretende usar a experiência adquirida no Bangu no primeiro semestre. No clube de Moça Bonita, Luciano disputou o segundo turno do Estadual e participou de uma excursão pela Europa:

- Minhas características mudaram muito depois do meu empréstimo ao Bangu. Na viagem que fiz com o time para a Europa deixei de ser só armador e passei a ser mais finalizador. Deixei de ser lento e ganhei velocidade. Antes não gostava muito de driblar em direção ao gol, driblava só para sair jogando mesmo. Hoje em dia eu gosto de fazer isso, de driblar em direção ao gol – declarou com exclusividade ao ‘Só dá Base/Só dá Vasco’.

Antes de encerrar o papo, Luciano voltou a dizer que acredita que um dia conseguirá realizar seu sonho de jogar pelo profissional do Vasco:

- Algo no meu coração me diz que eu ainda vou jogar no profissional do Vasco. Não só por minha vontade, mas sim também pela vontade de Deus – afirmou com exclusividade ao ‘Só dá Base/Só dá Vasco’.

Fonte: Blog do Carlos Gregorio Jr - Supervasco