Mauro Galvão e Sorato falam sobre a transição entre juniores e profissional

Quarta-feira, 12/12/2012 - 11:18

O Vasco iniciará a temporada de 2013 com um time repleto de garotos oriundos de suas categorias de base. Além de Marlone, Luan, Jhon Cley e Romário, que já fizeram parte do elenco profissional em 2012, o zagueiro Jomar, o lateral-esquerdo Dieyson e o atacante Guilherme Morano devem ser aproveitados pelo técnico Gaúcho já na pré-temporada.

Alguns deverão enfrentar dificuldades durante o primeiro contato com jogadores mais experientes. Recentemente, Marlone declarou que demorou um pouco para pegar o ritmo de treinos e jogos do time profissional. É justamente para evitar casos como esse, que o diretor das categorias de base, Mauro Galvão, pretende implantar uma filosofia de trabalho idêntica a utilizada no plantel principal:

- A transição vai funcionar basicamente com um cuidado muito grande. Vamos procurar fazer com que esses atletas que estão hoje no juniores tenham um treinamento muito semelhante ao que é executado no profissional. Para poder cobrar a gente terá que dar condições para todos eles. Vamos decidir tudo na base da conversa. Vai existir sempre um diálogo entre as duas partes, profissional e base, e um controle maior dos atletas, para que eles cheguem ao profissional muito próximo do ideal. Não pode haver um abismo entre a base e o profissional. Vamos fazer uma aproximação com o Renê Simões e o Ricardo Gomes para intensificar os treinamentos entre a base e o profissional - declarou ao 'Só dá Vasco/SuperVasco'.

O responsável por colocar em prática a teoria será o técnico Sorato. Em entrevista exclusiva o Blog do Carlos Gregório Junior- SuperVasco.com, o herói do segundo título Brasileiro do Vasco tocou num outro ponto: a pressão da torcida. Segundo ele, os torcedores precisam ter paciência e abraças os jovens que sobem para o time de cima:

- São jogadores que mostraram qualidade aqui na equipe de juniores e também no profissional nas chances que tiveram. São garotos que estão chegando agora na equipe de cima e é preciso paciência. Só assim eles poderão se adaptar bem, ficar à vontade e render todo o potencial que tem. Com tempo eles vão evoluindo. O Vasco ganha com isso, pois poderá contar com bons jogadores - disse com exclusividade.

Fonte: Blog do Carlos Gregorio Jr