Futsal: Confira resumo da participação do Vasco no Estadual em diversas categorias

Domingo, 16/12/2012 - 22:38

Todas as categorias do Estadual de Futsal, organizado pela Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ), já têm seu campeão definido. Este semestre foi, em termos de número de títulos, o pior do Vasco após um bom tempo - a federação organiza dois campeonatos estaduais por ano, um por semestre: o Campeonato Carioca (1º semestre) e o Campeonato Estadual (2º semestre), os dois bastante parecidos e com o mesmo universo de times. O Gigante da Colina conquistou apenas um título, o da categoria sub-7, com a geração de Agner e cia., além de um vice-campeonato (sub-20). A destacar, em termos de rivalidade, também que o Vasco foi o algoz do Flamengo nas quartas de final de três categorias (sub-9, sub-11 e sub-17).

Confira o desempenho vascaíno em cada categoria:

Sub-7 (chupetinha):
Campeão invicto, vencendo o Bangu na final. Maiores detalhes: http://goo.gl/1RNoh.

Sub-9 (fraldinha):
Eliminado nas semifinais para o Fluminense na prorrogação. Após perder o primeiro jogo em São Januário (0 x 4) e ganhar o segundo fora de casa (3 x 2), o empate no tempo extra (2 x 2) decretou a eliminação vascaína. Por ter tido melhor campanha durante o campeonato, a igualdade na prorrogação favoreceu o Tricolor das Laranjeiras, que, na final, foi batido pelo Arfab, o grande campeão.

Sub-11 (pré-mirim):
Eliminado nas semifinais para o Fluminense após perder o primeiro jogo em São Januário (1 x 3) e empatar o segundo fora de casa (2 x 2). O próprio Tricolor foi o campeão, batendo o Mangueira na final.

Sub-13 (mirim):
A equipe vascaína foi eliminada nas quartas de final, para o Casa de España/Botafogo - um empate por 3 a 3 no jogo de ida e derrota por 4 a 2 na segunda partida. O campeão foi o Flamengo, que bateu o Fluminense na final.

Sub-15 (infantil):
O Vasco foi eliminado nas quartas de final pelo Arfab, na prorrogação. Após perder o primeiro jogo fora de casa por 7 a 5, o Gigante da Colina venceu em São Januário por 2 a 1 e levou a decisão à prorrogação, na qual o empate lhe favorecia. Porém, o visitante venceu por 2 a 1 e avançou às semifinais. O campeão foi o Fluminense, que bateu o Casa de España/Botafogo na final.

Sub-17 (infanto-juvenil):
O Vasco, que vinha com uma excelente campanha (10 vitórias em 10 jogos na fase de grupos e eliminação sobre o Flamengo nas quartas de final), foi eliminado pelo Mackenzie em condições bastante similares às do sub-15. Após perder fora de casa (5 x 3) e vencer em São Januário (também por 2 a 1), uma derrota na prorrogação (0 x 1), na qual o empate favorecia ao Gigante da Colina, decretou a eliminação cruzmaltina. O campeão foi o Casa de España/Botafogo, que bateu o algoz vascaíno na final.

Sub-20 (juvenil):
Categoria vitoriosa do Vasco nos últimos anos (vencedor do Estadual em 2010 e 2011 e por três vezes consecutivas vice-campeão do maior torneio do país de futsal sub-20, a Taça Brasil) sucumbiu diante do Petrópolis na grande final, alcançando o vice-campeonato. Na final, duas vitórias da equipe da Região Serrana: 4 x 3 e 3 x 2. A destacar que o primeiro jogo, que poderia ter sido em São Januário caso houvesse ginásio apto, foi realizado em quadra neutra, no complexo esportivo Miécimo da Silva. Lamentavelmente, o ginásio Cyro Aranha, na Colina, encontra-se interditado há mais de um ano. Os diversos problemas que a equipe juvenil enfrentou (estrutura ruim, atrasos enormes no pagamento das ajudas de custo aos atletas etc.) e a dúvida quanto a um time adulto em 2013 muito provavelmente farão com que grande parte dos atletas deste grande time saiam do clube, sobretudo os que estiverem estourando a idade.

Adulto:
Após a vexatória lanterna no primeiro semestre (9º colocado entre nove clubes na 1ª fase, que classificava os oito primeiros colocado às quartas de final), o Vasco não disputou o Campeonato Estadual. O campeão foi o Macaé/Botafogo/Casa de España, que bateu o Petrópolis na final.

Fonte: Facebook CRVG - Em Todos os Esportes