Cristóvão descarta voltar ao Vasco neste momento

Quarta-feira, 05/12/2012 - 15:31

A volta de Ricardo Gomes ao Vasco da Gama suscitou algumas especulações em torno de um possível retorno de Cristóvão Borges ao comando técnico do clube. Ele deixou São Januário em setembro sob pressão da torcida, mas o Vasco não conseguiu bons resultados depois da mudança. Cristóvão, no entanto, descartou voltar ao clube neste momento. A justificativa é o desgaste recente da passagem dele.

“Isso seria uma possibilidade, mas que não se cogita neste momento, porque faz muito pouco tempo que saí. Então, não seria viável isso acontecer agora. Mas é uma possibilidade que em algum momento pode ser que aconteça”, afirmou o técnico, após ministrar palestra no Footecon, fórum de debates sobre futebol, que termina nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Ao fazer uma avaliação do desempenho do Vasco em 2012, Cristóvão classificou que, diante dos problemas internos e das mudanças no time, a temporada foi positiva. Ele ressaltou que o clube se enfraqueceu no meio do campeonato e, por isso, teve dificuldades em manter os bons resultados que vinha apresentando anteriormente.

“Isso ocorreu pelas dificuldades que o clube atravessava. O Vasco não conseguiu manter a base que sempre foi o sustentáculo de nossas campanhas, e com isso houve uma queda”, pontuou.

As mudanças no comando do futebol do clube, que incluem também a contratação de Renê Simões como diretor de futebol, deverão colocar o Vasco no caminho das vitórias novamente, afirmou Cristóvão. Para ele, o grande entrave ainda é a esfacelada condição econômica, mas ele ressaltou estar torcendo para que essa situação melhore daqui para frente.

O retorno de Ricardo Gomes, de quem era auxiliar quando o então técnico sofreu um AVC em 2011, foi exaltado por Cristóvão. Segundo o treinador, isso mostra que ele se recuperou bem e tem capacidade de trabalhar. “Fico feliz em vê-lo com uma motivação muito grande. Ele tem muito a dar ao futebol. Sem a presença dele, seria uma perda muito grande para todos nós”, comentou.

Sobre o futuro, Cristóvão disse ter tido propostas de alguns clubes que não quis revelar os nomes, e que está estudando as possibilidades. A perspectiva do treinador é que já esteja empregado na virada do ano. O nome de Cristóvão vem sendo especulado no comando técnico do Vitória e da Portuguesa.

Ele admitiu ter sido consultado, logo que saiu do Vasco, sobre a possibilidade de trabalhar nas divisões de base da Seleção Brasileira. Cristóvão salientou que não houve convite oficial, e que a conversa não evoluiu. “Agora, é aguardar”, resumiu.

Questionado a respeito da nova safra de treinadores no futebol brasileiro, da qual faz parte, ele afirmou não ver má vontade dos clubes em optar por novos nomes. Para ele, tudo depende do momento que cada agremiação atravessa, já que, quando a situação é ruim, a tendência é que os dirigentes sejam conservadores. “Todo mercado precisa, toda renovação é saudável. Tem espaço para todo mundo. Se faz necessária, é importante, e saudável”, sintetizou.

Fonte: Terra