Pesquisa diz que Neymar é o jogador preferido dos vascaínos, com Juninho em 2º e Dedé em 3º

Quinta-feira, 01/11/2012 - 07:21

Os jogadores preferidos do torcedor brasileiro

Qual é o jogador preferido dos torcedores brasileiros?

Qual é o jogador preferido de cada uma das grandes torcidas?

É o que vamos ver agora, na edição 2012 da pesquisa Preferência por Jogador de Futebol em Atividade, realizada pela Stochos Sports & Entertainment e conduzida por seu diretor, Cesar Gualdani, que os leitores regulares desse OCE já conhecem há bom tempo.

Para esse trabalho foram ouvidas 8.329 pessoas, em todos os estados brasileiros e mais o Distrito Federal. A margem de erro é de 1,1% para mais ou para menos no universo pesquisado, com intervalo de confiança de 95%. Os trabalhos de campo foram desenvolvidos entre 20 de agosto e 20 de setembro do corrente ano.

As faixas etárias abordadas foram a partir de 16 anos de idade, com intervalos de 5 anos, até 60 ou mais anos de idade. Na estratificação sócio-econômica a Stochos trabalha com as classes A1, A2, B1, B2, C1, C2 e D.

Inicialmente, veremos jogadores em atividade da preferência do torcedor independentemente do país em que atuam, bem como de sua nacionalidade.



Entre os 15 jogadores listados, somente três atuam fora do Brasil: Messi, Cristiano Ronaldo e Kaká. Nenhuma novidade em relação às estrelas de fora, presentes também em pesquisas anteriores.

Veremos, agora, os 22 jogadores em atividade no Brasil preferidos de nossos torcedores:



O grande destaque nessa relação é que a preferência por Neymar é maior que a soma dos outros 21 classificados.

Nas divisões por sexo, 9 nomes são comuns às duas listas, com uma única diferença: Kaká na lista feminina e Luis Fabiano na masculina.





Na divisão por classes sócio-econômicas, os cinco jogadores preferidos são os mesmos em todas elas, exceção feita à presença de Ganso na A1+A2. Nas demais, em seu lugar aparece Emerson Sheik.



Nas divisões por faixas etárias nas tabelas seguintes, a variação é bem maior, mas Neymar, Ronaldinho e Messi estão presentes em todas elas. Nas outras duas posições aparecem Vagner Love, Emerson Sheik, Kaká, Cristiano Ronaldo, Leandro Damião, Fred e Ganso.



Nas cinco grandes regiões brasileiras os resultados pouco diferem com relação ao trio Neymar, Ronaldinho e Messi, como podemos ver:





Interessante observar que as duas piores colocações de Ronaldinho dão-se justamente na Região Sul, onde nasceu e começou a jogar, e na Região Sudeste, onde teve uma passagem complicada pelo Flamengo e agora vem atuando com sucesso no Atlético Mineiro. É o peso da paixão bem evidenciado.

As próximas tabelas mostram os jogadores preferidos em 12 estados e no Distrito Federal.







Ronaldinho não aparece no Rio Grande do Sul entre os cinco primeiros e nem os três mais preferidos dos cearenses.

Veremos a seguir a preferência dos torcedores de 12 clubes.







Neymar é unanimidade como o preferido dessas torcidas.

Opa! Quase unanimidade: a torcida do Galo preferiu Ronaldinho em primeiro lugar, deixando com ele a segunda colocação. E a torcida do Fluminense optou por Fred na primeira colocação. Mesmo no Trio de Ferro paulistano Neymar é o preferido dos torcedores.

A próxima tabela mostra a evolução dos atuais 15 jogadores preferidos pelo torcedor brasileiro nos últimos cinco anos:



Neymar vem crescendo consistentemente na preferência do torcedor brasileiro e isso é facilmente visível no dia a dia, seja nas ruas e estádios, seja nas telas de televisão, onde sua presença nos comerciais parece não cansar o telespectador/torcedor. O retorno ao Brasil fez bem à imagem de Ronaldinho, mas Lionel Messi segue muito consistente na vice-liderança.

Agora, até a próxima edição em 2013, mas antes veremos no próximo post um curto apanhado somente com os números de Neymar.

Fonte: Blog Olhar Crônico Esportivo - GloboEsporte.com