Fernando Prass acha que a arbitragem tem que ser profissionalizada

Segunda-feira, 27/08/2012 - 14:53

O lance que decidiu a vitória do Fluminense sobre o Vasco ainda repercute em São Januário. O goleiro Fernando Prass lamentou a maneira como sofreu o gol de falta de Thiago Neves, em que a barreira foi deslocada por um empurrão do tricolor Edinho em Jonas. Ainda assim, apesar do suposto erro, o camisa 1 não compartilha do pensamento geral no clube, que vai registrar um protesto na CBF contra o árbitro Marcelo de Lima Henrique. Para ele, o caminho é a tão discutida profissionalização da categoria que vai finalmente amenizar o problema.

- Não podemos querer nos esconder atrás de erros de arbitragem, mas também não dá para não dizer que o que aconteceu influenciou no resultado. É injustiça jogar a responsabilidade no árbitro. O Vasco vai entrar com essa representação, mas, se formos ver, teve o caso do Santos x Corinthians (auxiliar foi suspenso por erro grave em impedimento), teve outro aqui, vão ter outros mais. Não sei se afastar o Marcelo vai ser a solução. No próximo jogo, quem errar também vai ser punido? Não é por aí. O problema não está só em punir os que erram. Tem que atacar o que está causando isso. É consenso que o setor precisa ser profissionalizado, todos falam e sabem disso há muito tempo. Jogadores, vocês (jornalistas), tudo o que envolve o futebol no Brasil hoje é assim. Ninguém muda isso, não há atitude. Eles precisam de mais condições de trabalho, um acompanhamento físico e psicológico para focar só no jogo, e não ver como um complemento para o outro emprego - argumentou Fernando Prass.

Além da jogada em questão, o Vasco reclama de um pênalti não marcado, quando Carlinhos cortou a bola com a mão. Em contrapartida, os tricolores também não viram falta de Fred no lance em que seu gol de cabeça foi anulado. O cruz-maltino Tenorio acertoou o travessão após receber a bola em impedimento. Ainda sobre a falta (reveja no vídeo), porém, o goleiro reclama da quantidade de pessoas capazes de se manifestar e que não o fizeram.

- Foi um clássico equilibrado, os dois tiveram chances de vencer. No detalhe, tendeu para o lado do Fluminense. Se tivesse sido empate ou nós tivéssemos vencido, não seria anormal pelo que se apresentou na partida. O que incomoda mesmo é a forma como saiu o gol. Minha impressão era que a bola tivesse passado pelo meio da barreira. Depois é que o Jonas falou, e eu vi pela televisão. Fica na mão da arbitragem interpretar como quiser. Havia o auxiliar e o árbitro adiciona para ajudar e ninguém viu. Esse lance me deixou mais revoltado - confessou.

Com o resultado negativo, o Cruz-maltino estacionou nos 35 pontos e foi ultrapassado pelo Grêmio, agora com 37 e em terceiro. O Tricolor Gaúcho será justamente o próximo adversário, nesta quarta-feira, no Olímpico, em embate que inaugura o segundo turno do Brasileirão.

Fonte: GloboEsporte.com