Mesmo em má fase, Eder Luis segue em alta com o treinador Cristóvão

Quarta-feira, 08/08/2012 - 13:17

Internamente, Eder Luis é uma unanimidade. Trata-se de um atacante com características únicas no elenco, que muitas vezes é um desafogo nos momentos em que o Vasco sofre pressão. E teve papel fundamental na conquista da Copa do Brasil do ano passado. Mas em São Januário é cada vez mais frequente o questionamento: o aconteceu com o atacante? Desde que voltou a atuar após assinar novo contrato, ele atravessa um momento complicado.

Entre o fim de seu empréstimo com o Vasco até a regularização do novo vínculo, Eder Luis passou um mês apenas treinando. Retornou na vitória por 2 a 0 sobre o Santos e teve atuação razoável. Depois, foi mal contra Botafogo, Inter e Corinthians, sendo sempre substituído. A torcida manifestou sua insatisfação durante as partidas. O técnico Cristóvão Borges, no entanto, garante que dará todas as chances possíveis ao atacante.

- Pela história do Eder Luis aqui, todos nós deveríamos ter paciência. É natural que os jogadores passem por momentos bons e outros não tão bons. Ele tem alternado em algumas partidas, mas tem muito crédito. Sempre foi decisivo e contribuiu muito para vencermos a Copa do Brasil. Por isso, ele merece e vai ter a nossa paciência. Com certeza vai voltar a ser o Eder de quem nós gostamos - afirmou.

Eder Luis disputou seis partidas no Brasileiro antes da parada por um mês - contra Portuguesa, Náutico, Bahia, Palmeiras, Cruzeiro e Ponte Preta. Comparando-se as suas estatísticas nos dois momentos (antes e depois de renovar contrato), a principal diferença está no índice de acerto de passes (veja na tabela ao lado). O atacante, que tinha média de 83%, viu esse número cair para 72%.

As notas no troféu Armando Nogueira também mostram uma queda no desempenho. Eder Luis teve média 5,58 em seus primeiros seis jogos no nacional. Nos quatro seguintes, teve 5,13. Atualmente, ele é o titular vascaíno com média mais baixa: 5,4.

Para comentaristas, Cristóvão deve insistir com Eder

Para o comentarista Lédio Carmona, do SporTV, Cristóvão deve continuar apoiando Eder Luis e mantê-lo entre os titulares, também porque segundo ele não há outro jogador no elenco do Vasco que tenha a mesma qualidade.

- Ele está em uma fase técnica ruim, é normal. Acho que o Eder Luis deve passar por um processo de treinamento de fundamentos, parte física, melhorar a parte técnica, ter mais concentração nos jogos. Ele ficou muito dispersivo com aquela história de ficar ou não no clube e perdeu o timing. Mas ele é fundamental. Está em uma fase péssima, erra tudo, mas o Vasco não tem um reserva para ele. O Barbio não está à altura - avaliou.

O comentarista André Loffredo, que acompanhou Eder Luis na transmissão de Vasco x Corinthians pelo Premiere, também acha que Cristóvão deve insistir mais um pouco com ele. Na sua opinião, Eder Luis tem explorado pouco a sua velocidade.

- Há uma dificuldade de criar jogadas pelo lado em que ele trabalha, e ele não está conseguindo colocar em prática o que tem de melhor, que é a velocidade. Ele tem se precipitado, optado por jogadas equivocadas e não consegue dar continuidade aos lances. Essa é a maior dificuldade dele. O Vasco não está conseguindo utilizar as características dele e, quando ele tem que fugir de suas características, acaba errando.

Eder Luis terá mais uma oportunidade de se recuperar atuando como titular do Vasco na partida contra o Sport, nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro. No banco, Wiliam Barbio e Carlos Tenorio esperam uma nova chance.



Fonte: GloboEsporte.com