Cristóvão minimiza jejum do ataque: 'Nesse campeonato é preciso regularidade'

Segunda-feira, 06/08/2012 - 09:28

Embora não tenha alcançado o resultado esperado, o Vasco deixou o campo nesse domingo sem sofrer gol pelo sexto jogo consecutivo. No entanto, o empate por 0 a 0 com o Corinthians também representou a segunda partida seguida da equipe sem balançar a rede adversária. Mas foi a consistência defensiva o fator enaltecido pelo grupo cruz-maltino, que ocupa o segundo lugar do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos, um a menos do que o Atlético-MG, que ainda tem um jogo a disputar.

O Vasco tem a segunda defesa menos vazada da competição, com 11 gols sofridos, ao lado do Inter. Os líderes são Fluminense e Atlético-MG, que sofreram oito cada. O goleiro Fernando Prass está há 557 minutos sem buscar uma bola no fundo de sua rede. O time vascaíno é o sexto ataque mais positivo do Brasileirão, com 20 gols, atrás de Atlético-MG (25), Botafogo, Fluminense (ambos com 24), São Paulo (22) e Grêmio (21).

- Encontramos o equilíbrio e a boa organização tática. Mesmo com todas as mudanças que aconteceram na equipe, nos mantivemos sem sofrer gols por seis partidas. O Vasco tem vocação ofensiva, mas encontrou esse equilíbrio. Nesse campeonato é preciso regularidade, e esse fator será decisivo - avaliou o técnico vascaíno Cristóvão Borges.

Juninho Pernambucano também destacou o bom momento defensivo como um sinal do bom nível de competitividade do Vasco.

- O fato positivo do empate com o Corinthians é que mais uma vez não sofremos gol. Isso mostra que somos uma equipe compacta - disse.

O treinador comemorou a invencibilidade da retaguarda mesmo com a entrada de Fabrício, que havia disputado apenas três jogos pelo Vasco, no lugar do titular absoluto Dedé, que cumpriu suspensão automática.

- Fico contente. Aqui a briga é grande, porque é muita gente boa para poucos lugares. Quando há a oportunidade, é preciso aproveitar. O jogo contra o Corinthians era um momento difícil para quem estava entrando. Mas ajuda o fato de a equipe ter uma estrutura montada. De qualquer maneira, eles corresponderam.

Em relação ao ataque, Cristóvão garantiu que o fato de a equipe ter passado em branco por duas partidas seguidas não preocupa. A última vez que isso havia acontecido foi em novembro do ano passado, quando o Vasco não balançou a rede nos jogos contra São Paulo (0 a 0, pelo Brasileiro), Universitario de Lima (0 a 2, pela Copa Sul-Americana) e Santos (0 a 2, pelo Brasileiro). A equipe não marcou gol em apenas três de seus 44 jogos na atual temporada.

- Já, já vamos voltar a marcar. Pode ser na próxima partida. Nossa equipe faz gol em quase todos os jogos. As partidas contra Inter e Corinthians foram muito difíceis, e isso é natural da competição - observou o treinador.

Fonte: GloboEsporte.com