Remo: Vasco, Urubu e Botafogo desistem dos Brasileiros Júnior e Sênior

Sábado, 04/08/2012 - 10:03

Enquanto as Olimpíadas de Londres seguem a todo o vapor, a organização de competições no Brasil ainda sofre. A Confederação Brasileira de Remo (CBR) recebeu no dia 25 de julho um comunicado assinado por Botafogo, Flamengo e Vasco de desistência de participação nos Campeonatos Brasileiros Júnior e Sênior, que serão disputados em setembro, na raia da USP, em São Paulo. Antes, as duas competições estavam previstas para o Rio de Janeiro.

No comunicado, os clubes falam em "recente e inesperada alteração de sede" e alegaram que a decisão "se deve, única e exclusivamente, à ausência de verba orçamentária dos clubes e dos altos custos envolvidos com transporte, hospedagem e alimentação dos atletas e comissão técnica, além do transporte das flotilhas". Os presidentes Maurício Assumpção, Patrícia Amorim e Roberto Dinamite assinaram o documento.

Em seu site oficial, a Confederação divulgou no dia 21 de dezembro do ano passado o calendário anual, com o Rio de Janeiro como sede das duas competições. No dia 24 de junho deste ano, pelo mesmo veículo, a entidade informou a mudança de sede para São Paulo.

- Diante do interesse da nova direção da Federação Paulista de Remo em apoiar a realização dos campeonatos brasileiros de 2012, os investimentos que estão sendo feitos na melhoria da raia da USP, a conveniência de estimular os clubes e atletas paulistas e a oportunidade de dar mais visibilidade ao remo num dos mais importantes polos de prática do país, levaram a CBR a transferir os Campeonatos Brasileiros Abertos de Juniores e de Seniores de 2012 para São Paulo. O alto custo da hospedagem e a escassez de alojamentos no Rio de Janeiro também influíram nesta decisão - disse o comunicado da CBR.

O Campeonato Brasileiro Júnior será disputado entre os dias 14 e 16 de setembro, Na categoria Sênior, a competição vai de 20 a 23 do mesmo mês.

Veja a íntegra do documento enviado pelos clubes para a CBR:

Ao Ilmº Sr. Presidente da Confederação Brasileira de Remo

Wilson Reeberg

Botafogo de Futebol e Regatas, Clubes de Regatas do Flamengo e Club de Regatas Vasco da Gama, associações de prática desportiva filiadas à Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro, vêm pela presente informar a V. Sª que, considerando que essa Confederação Brasileira de Remo, em novembro de 2011, divulgou em seu calendário de competições para o ano de 2012, a Cidade do Rio de Janeiro como sede para a realização dos Campeonatos Brasileirso Abertos de Junios e Seniors de 2012 e, diante da recente e inesperada alteração da sede da competição para a Cidade de São Paulo, serve a presente para comunicar a essa prestigiosa entidade de administração do desporto que as agremiações signatárias da presente não participarão da referida competição.

Tal decisão não deve ser entendida como desprestígio a competição, tampouco a essa conceituada entidade, sendo certo que a desistência da participação nos campeonatos se deve, única e exclusivamente, à ausência de previsão orçamentária dos clubes e nos altos cultos envolvidos com transporte, hospedagem e alimentação dos atletas e comissão técnica, além dos transporte das flotilhas.

Sem mais para o momento, aproveitamos o ensejo para renovar a V. Sª nossos protestos de elevada estima e distinta consideração.


Comunicado de Vasco, Flamengo e Botafogo


Fonte: GloboEsporte.com