Inter x Vasco tem duelo de estrela internacional contra artilheiro do Brasil

Sábado, 28/07/2012 - 12:19

Diego Forlán inicia neste sábado a sua trajetória no Internacional e no futebol nacional. Mas terá pela frente um atacante que é exemplo de eficiência no Campeonato Brasileiro. A partir das 18h30m, o Beira-Rio será palco de um duelo entre o uruguaio, eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, e Alecsandro, artilheiro isolado da competição vestindo a camisa do Vasco, com oito gols em 12 partidas, e ex-centroavante colorado.

Atrás da terceira vitória seguida sob o comando de Fernandão, que substituiu Dorival Júnior, o Inter vive a expectativa da estreia de Forlán, no momento em que acabou de perder Oscar, negociado com o Chelsea, da Inglaterra. Além de Leandro Damião, a serviço da Seleção Brasileira na Olimpíada, o técnico colorado não poderá contar com Dagoberto. O atacante sentiu uma lesão muscular na coxa direita e ficará afastado dos gramados por três semanas. A equipe ocupa a quinta posição na tabela com 22 pontos e está a apenas dois do rival Grêmio, primeiro time a ocupar o G-4.

O Vasco vive excelente momento no Brasileirão. O time comandado por Cristóvão Borges está em segundo lugar com 29 pontos por Cristóvão Borges e busca a quinta vitória consecutiva. Além disso, torce por um tropeço do líder Atlético-MG, que tem dois pontos a mais. A novidade na formação que enfrenta o Internacional é Felipe, que substitui Juninho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A partida terá transmissão do SporTV para todo o Brasil (menos Rio Grande do Sul) e do Premiere FC, para todo o país, pelo sistema de pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Internacional: Fernandão não fez mistério. O time do Inter está confirmado para o confronto válido pela 13ª rodada do Brasileirão. Forlán fará seu primeiro jogo com a camisa vermelha e formará a dupla de ataque com Jajá. Destaque dos últimos jogos, Fred segue na equipe. Edson Ratinho foi retirado da lateral direita. Elton será improvisado no setor. O Inter entrará em campo com Muriel; Elton, Bolívar, Índio e Fabrício; Ygor, Guiñazu, Fred e D'Alessandro; Forlán e Jajá.

Vasco: em time que está ganhando não se mexe. Ou mexe-se pouco, por necessidade. Mesmo fora de casa, Cristóvão Borges mantém o esquema vascaíno, vice-líder do Brasileirão, com 80% de aproveitamento, e só promoverá as entradas de Fellipe Bastos e Felipe em função da suspensão por cartões amarelos de Nilton e Juninho, respectivamente. Com isso, a formação tem tudo para ser a seguinte: Fernando Prass, Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Fellipe Bastos, Wendel, Felipe e Carlos Alberto; Eder Luis e Alecsandro.

QUEM ESTÁ FORA

Internacional: Dagoberto sentiu lesão muscular na coxa direita e não poderá atuar por, pelo menos, três semanas. Nei, que está recuperado de um edema na coxa esquerda, foi preservado e não ficará à disposição para o jogo contra o Vasco. Otávio sofreu uma fissura na fíbula esquerda. Kleber e Dátolo estão em fase final de recuperação. Leandro Damião está em Londres para a disputa das Olimpíadas.

Vasco: Nilton e Juninho Pernambucano estão suspensos. Já Rodolfo (cirurgia no joelho esquerdo) e Carlos Tenorio (ruptura do tendão de Aquiles do pé direito) estão entregues ao departamento médico. Renato Silva e Dakson ainda não tiveram seus contratos registrados.

PENDURADOS

Internacional: Dagoberto, Dátolo, Fabrício e Elton.

Vasco: Dedé e Fellipe Bastos.

O ÁRBITRO

Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) apita a partida, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Marcelo Carvalo Van Gasse (Fifa/SP). Wilson Seneme arbitrou sete jogos no Brasileirão, marcou 262 faltas (média de 37,4 por jogo), aplicou 33 amarelos (média de 4,7 por jogo), nenhum vermelho e três pênaltis (média de 0,4 por jogo). O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti. O árbitrou apitou um jogo do time carioca na Série A deste ano: Vasco 4 x 2 Náutico, pela terceira rodada.

FIQUE DE OLHO

Internacional: após 21 dias, Diego Forlán, enfim, vai estrear. Após passar por uma espécie de pré-temporada, ser destaque nos treinamentos desta semana, o camisa 7 está pronto para entrar em campo. A chegada do uruguaio elevou as esperanças dos colorados em conquistar o Brasileirão. Forlán mostrou preferência em atuar pela esquerda, mas também caiu pela direita nos exercícios. O que chamou atenção, no entanto, foi o índice de finalização. Tanto com a direita quanto com a esquerda, e de qualquer distância, o uruguaio anotou inúmeros gols nos trabalhos realizados.

Vasco: Felipe volta a ser titular do Vasco após protestos pela reserva e até sondagem do Flamengo, criando expectativa em torno de seu desempenho. A missão é substituir Juninho, que está em grande fase, comandar o meio de campo ao lado de Carlos Alberto e seguir municiando Alecsandro, o artilheiro do Brasileirão, com oito gols.

O QUE ELES DISSERAM

Fernandão, técnico do Internacional: “Temos que ganhar do Vasco. Eles estão em uma sequência boa, mantendo um alto nível de produção. Teremos uma atenção extra com o Alecsandro, que é o artilheiro do Brasileirão e um dos grandes centroavantes do país. Temos que ter cuidado. Ele se finge de morto, mas está sempre na hora certa para marcar o gol”.

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "Mesmo com desfalques e saídas, o Inter continua forte. Tenho certeza de que será uma equipe motivada, principalmente por causa da estreia do Forlán. Mesmo perdendo um ou outro jogador, o Inter é sempre candidato ao título".

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Os últimos seis jogos entre Internacional e Vasco terminaram com vitórias dos times da casa. No Brasileiro 2008, o Inter venceu por 1 a 0, no Beira-Rio, e o Vasco goleou no Rio por 4 a 0. Em 2010, deu Vasco 3 a 2, no Rio, e Inter 1 a 0, em Porto Alegre. E ano passado, o Vasco venceu por 2 a 0, em São Januário, e o Inter por 3 a 0 no Sul. O último triunfo do visitante foi em 2007, quando o Colorado fez 2 a 1, gols de Fernandão (hoje técnico) e Leandro Bonfim descontando.

* O Vasco é a única equipe que apareceu no G-4 em todas as rodadas deste Brasileirão 2012. A equipe carioca, aliás, entrou no G-4 do Brasileirão na 14ª rodada da edição 2011 e não saiu mais, totalizando 37 rodadas consecutivas entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro.

* O Inter atua pela 24ª vez no Beira-Rio este ano. Entre Libertadores, Campeonato Gaúcho e Brasileiro, o Colorado obteve 17 vitórias, três empates e sofreu três derrotas em sua casa, todas por 2 a 1, para Cerâmica e Grêmio, no Gauchão, e Botafogo, no Brasileiro, marcou 50 gols e sofreu 14.

* Apenas 17 dos 46 jogos entre Inter e Vasco na história do Campeonato Brasileiro foram disputados em Porto Alegre. Nesses 17 confrontos no Beira-Rio, o Inter conseguiu dez vitórias, contra cinco do Vasco e dois empates. O Inter marcou 25 gols e sofreu 16. Essas são as vitórias do Vasco sobre o Internacional em Porto Alegre na história do Campeonato Brasileiro: 1 a 0 em 1986; 2 a 0 em 89; 3 a 1 em 2004; 2 a 1 em 2006 e 2 a 0 em 2007.

ÚLTIMO CONFRONTO

Em outubro de 2011, pela 28ª rodada do Brasileirão, Índio, D´Alessando e Tinga marcaram os gols do 3 a 0 colorado, no Beira-Rio, para um público superior a 30 mil pessoas. Na ocasião, o time comandado por Dorival Júnior fez todos os gols no segundo tempo e se aproximou da liderança da competição. O Vasco sofreu sua pior derrota, por sua vez. Ainda assim, terminou como vice-campeão.



Fonte: GloboEsporte.com