Com R$ 316,7 mi, Vasco tem a 7ª marca mais valiosa do futebol brasileiro, diz estudo

Terça-feira, 17/07/2012 - 06:32

O ‘bando de loucos’ festeja mais uma conquista. A marca Corinthians quebrou a barreira de R$ 1 bilhão, recorde entre os coirmãos brasileiros. O estudo é da BDO RCS Auditores Independentes.

O campeão da Libertadores lidera o ranking dos 17 clubes mais valiosos do país, à frente de Flamengo e São Paulo.

A análise levou em conta dados financeiros, pesquisas com o torcedor, informações de marketing de cada time, além de econômicas e sociais dos brasileiros. Detalhe: o resultado da conquista da América só terá reflexo no ranking do próximo ano.

O principal combustível da força corintiana vem das arquibancadas: 51%. Depois, aparecem 27% de receitas e 22% de mercado.

O valor dos 17 clubes alcança R$ 5,38 bilhões – o Corinthians é responsável por quase 20% desse total.

Em 2004, primeiro ano do levantamento, o Corinthians apareceu em terceiro lugar, com R$ 286 milhões, atrás de São Paulo e Flamengo. Em 2009, pulou para segundo, com R$ 562 milhões. E assumiu a ponta em 2010.

A dança da fortuna:
1) Corinthians - R$ 1 bi
2) Flamengo - R$ 792 mi
3) São Paulo - R$ 771 mi
4) Palmeiras - R$ 481 mi
5) Inter - R$ 392 mi
6) Santos - R$ 341 mi
7) Vasco - R$ 316,7 mi
8) Grêmio - R$ 316 mi
9) Cruzeiro - R$ 205 mi
10)Atlético/MG - R$ 179 mi.

Por falar no tilintar das moedas... O Manchester United continua na liderança da lista da ‘Forbes’ como time esportivo mais valioso do mundo: R$ 4,4 bilhões.

O Real Madrid vem em segundo, com R$ 3,76 bilhões. New York Yankees (beisebol) e Dallas Cowboys (futebol americano) dividem a terceira colocação, com R$ 3,7 bilhões.

Fonte: Blog Jose Roberto Malia - ESPN.com.br


Valor da marca Corinthians quebra barreira de R$ 1 bi e bate recorde

Campeão da Libertadores, o Corinthians tem motivos para celebrar também fora de campo. Um estudo publicado nesta segunda-feira afirma que a marca do clube quebrou a barreira de R$ 1 bilhão – um recorde para equipes brasileiras. O Timão lidera o ranking dos 17 clubes mais valiosos do país, desbancando o Flamengo e o São Paulo, vice e terceiro colocado respectivamente.

O estudo foi produzido pela BDO RCS Auditores Independentes e levou em conta utilização de dados financeiros, pesquisas com o torcedor, informações de marketing de cada time e dados econômicos e sociais dos brasileiros. Foi a quarta edição do levantamento, que só não teve o Timão na sua liderança no estudo inaugural.

O título da Libertadores, porém, não teve influência no recorde corintiano, já que as conquistas de 2012 só agregaram valor ao ranking do ano que vem. Segundo o estudo, é a Fiel a grande responsável pela liderança alvinegra. A força da marca do Timão é dividida em 51% da torcida, 27% de receitas e 22% de mercado.

– Temos consciência de que mais da metade da nossa força está em nosso torcedor. O maior patrimônio do Corinthians é a sua torcida, que tem prioridade em nossas ações – disse o vice-presidente do clube, Luis Paulo Rosenberg.

Na cola

O estudo ainda aponta que a soma do valor dos 17 clubes avaliados alcança R$ 5,38 bilhões. O Corinthians, então, é responsável por quase 20% deste valor. Logo abaixo do Timão no ranking, está o Flamengo. A marca do Rubro-Negro carioca vale R$ 792 milhões, segundo o levantamento. O São Paulo vem logo na sequência, valendo R$ 771 milhões.

Os outros 14 clubes não ultrapassam a barreira dos R$ 500 milhões. Foram avaliados no estudo também o Palmeiras, o Santos, o Fluminense, o Vasco, o Botafogo, o Internacional, o Grêmio, o Cruzeiro, o Atlético-MG, o Coritiba, o Atlético-PR, o Bahia, o Vitória e o Sport.

Valor das marcas dos 17 clubes mais valiosos do Brasil


Fonte: GloboEsporte.com