Vasco vê bola parada como diferencial no Campeonato Brasileiro

Terça-feira, 19/06/2012 - 07:42

O Vasco marcou dez gols nas cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Líder com 13 pontos, o Cruzmaltino balançou a rede em três oportunidades através das cobranças de falta. O curioso é que o time tem se mostrado eficiente em um fundamento “esquecido” ultimamente em São Januário. Para poupar os jogadores, sobretudo Juninho, a equipe passou a dosar os treinos dos tiros livres.

Mesmo assim, o procedimento de momento não vem atrapalhando o desempenho. Com os três gols marcados, o Vasco já é o time que mais converteu em cobranças de falta na competição. O número ganha ainda mais relevância devido ao levantamento feito pelo Datafolha. Nele, o Gigante da Colina é apenas a segunda equipe que menos sofreu faltas por jogo.

A média de 12,6 infrações recebidas só é superada pelo Bahia (12,0). Com isso, os comandados de Cristóvão Borges têm recebido poucas oportunidades, mas executado com percentual positivo as cobranças de falta. Fellipe Bastos marcou na estreia frente ao Grêmio, enquanto Juninho anotou com perfeição contra Bahia e Palmeiras.

No caso do camisa 8, a ausência de treinamentos tem por objetivo evitar a sobrecarga muscular ocasionada pela repetição de movimentos. Raramente, o capitão do Vasco treina as cobranças. A prática costuma ocorrer nos dias que antecedem aos jogos. Na ocasião, Fellipe Bastos, Diego Souza, Alecsandro e Nilton são os que mais se dedicam.

Até o momento, o procedimento tem sido aprovado pela maioria na Colina histórica. Além de ser o time que mais marca em cobranças de falta, o Vasco também possui o segundo ataque mais positivo. Com dez gols, a equipe empata com o Flamengo, sendo superada apenas pelo Botafogo (13 gols). O Cruzmaltino conta também com Alecsandro, um dos artilheiros do torneio, com quatro gols.

O início da campanha é promissor e pode ter uma evolução nas duas próximas rodadas. O Vasco faz dois jogos seguidos em casa e espera abrir vantagem na ponta. No sábado, às 18h30, o desafio será contra o Cruzeiro, com expectativa de excelente público em São Januário. No dia 30, será a vez de o Gigante da Colina encarar a Ponte Preta.

Fonte: UOL