Futevôlei nos treinos do Vasco tem regra, apostas e rivalidade

Quinta-feira, 21/06/2012 - 10:28

Criado no Rio de Janeiro na década de 1960, o futevôlei tem como cenário a areia, a praia, o sol e o calor. Mas no Vasco houve uma espécie de reinvenção dessa prática. Mesmo com chuva, no frio e sobre o gramado, os jogadores fizeram do esporte uma verdadeira mania antes dos treinamentos da equipe, em São Januário.

Cerca de 30 minutos antes de o técnico Cristóvão Borges dar início à atividade já estão formados pelo menos dois trios formados para a série de disputas. Os jogadores demarcam os limites do campo com cinco passos. Em seguida, pegam duas hastes usadas em treinos físicos e fincam no gramado. A rede é feita do material das ataduras colocadas nos pés dos atletas. Dois jogadores que estão fora da disputa são encarregados de segurá-la, atuando também como árbitros durante as disputas, cada uma de seis pontos.

Até mesmo aqueles que não costumam jogar se aglomeram em volta do campo para assistir às partidas. Felipe é o comandante da disputa. Adepto convicto do futevôlei das praias, o meia de 34 anos orienta e implica com os companheiros. Mas desconversa quando perguntado se é o dono da brincadeira.

- Eu sou mais experiente e jogo futevôlei há mais tempo. Então organizo. Mas isso começou como um aquecimento dos goleiros e virou febre aqui no Vasco. A rapaziada que sobe para o campo mais cedo gosta de jogar e usa como um aquecimento - disse Felipe.

Apesar de ser recheado de gargalhadas, o futevôlei do Vasco tem muita rivalidade e algumas parcerias firmadas. Felipe, por exemplo, tem Fellipe Bastos, Allan, Romulo e Diego Souza como alguns de seus parceiros mais frequentes. Mas seus principais adversários estão bem definidos.

- Eu não tenho um time fixo porque meu passe é valorizado. Mas a minha rivalidade é com Jonathan, Wiliam Barbio e Max - brincou.

Por causa da intensa disputa, algumas novas regras foram impostas. Para evitar ombradas ou cabeçadas, passou a ser proibido tocar na fita que serve como rede. E para o trio vencedor do dia, o prêmio é ter o café da manhã servido pelo time derrotado.

Fonte: GloboEsporte.com