Dedé volta ao time tentando recuperar números de 2011

Domingo, 17/06/2012 - 09:51

Realizar uma temporada como a de 2011 não parece ser uma missão possível para Dedé. Pelo menos em relação ao número de partidas, já que o zagueiro do Vasco ficou dois meses e meio fora de ação e volta a ser titular neste domingo, às 16h, contra o Palmeiras. Com 62 aparições, foi, ao lado de Eder Luis, o jogador de linha que mais defendeu o time - o goleiro Fernando Prass atuou nos 76 compromissos da temporada. Em algumas estatísticas, porém, o Mito ainda tem tempo de sobra para correr atrás e tentar igualar. E se depender do aproveitamento de 79,1% com ele em campo, em 2012 - o melhor do elenco -, a torcida já pode ficar esperançosa.

Se estiver presente nos 33 jogos restantes do Brasileirão, por exemplo, Dedé chegará a 49 no total. No ano passado, marcou 12 gols, sendo seis só na competição nacional. Conseguiu ser o quinto artilheiro do clube, perdendo para Elton, Bernardo, Diego Souza e Alecsandro. Até agora, tem só um, diante do Alianza Lima, do Peru, na primeira fase da Libertadores. Das oito derrotas no ano, o camisa 26 comandou a defesa em apenas duas - para o Nacional-URU, por 2 a 1, e Flu, na final da Taça Guanabara, por 3 a 1. Ocorreram mais 12 vitórias e dois empates.

Em desarmes, foram 80 em 30 partidas no principal torneio do país, média de 2,7 por jogo. Ele foi o melhor do Vasco neste quesito e o oitavo no geral. Com seu retorno definitivo, Renato Silva, companheiro mais frequente no vice-campeonato do ano passado, em 24 oportunidades, foi para o banco de reservas. Rodolfo será mantido por Cristóvão Borges.

Desta vez, no entanto, segurá-lo até dezembro para buscar o título é tão difícil quanto manter o alto nível do desempenho e das estatísticas. Até julho, clubes como Milan-ITA, PSG-FRA e Barcelona-ESP prometem investir na contratação, e a diretoria reconhece que não é fácil concorrer. A vontade de Dedé é ficar até a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, mas depende de um novo reajuste de salário e de um projeto de carreira que o tranquilize até lá.

Dedé fez 80 desarmes no Brasileirão de 2011


Fonte: GloboEsporte.com