Abuda fala sobre amizade com Paulo Henrique Ganso, do Santos

Domingo, 03/06/2012 - 16:24

Abuda pode ainda ser desconhecido da torcida do Vasco, mas nas categorias de base andava com um craque que já ganhou fama internacional. Entre os 15 e 18 anos, o novo reforço do time carioca dividia o espaço com Paulo Henrique Ganso, hoje no Santos, e pegava até carona com o meia para ir aos treinos do Paysandu, em Belém. Parte da intimidade se perdeu com o tempo de afastamento, mas o ex-volante do Cruzeiro-RS espera reencontrá-lo logo em campo e, claro, seguir os passos dele à sua maneira.

- Ganso é muito meu amigo, tivemos uma parceria forte e o sonho diário de chegarmos a um time grande. Falávamos sempre sobre isso. Aconteceu primeiro para ele, até pelo talento imenso que sempre teve, mas agora a minha oportunidade chegou e vou agarrar de todas as formas. Não tive tempo de falar com ele desde que acertei com o Vasco, imagino que ele já tenha visto. Vai ser uma alegria jogar contra ele - disse.

Apesar de a aproximação ter acontecido por vestirem a mesma camisa, na escola eles eram rivais. O Papão oferecia bolsas de estudo a seus atletas em locais diferentes.

- Jogávamos futsal em times diferentes e tinha essa disputa mesmo. Na época, eu era pivô e ele, ala. Fui atacante no campo depois, até virar volante de vez. Um técnico disse que eu não deixava os atacantes em paz e me mudou. Mas, fora dali, a amizade prevalecia. Eu pegava até carona com a tia Creuza (mãe de Ganso) na metade do caminho para o clube. Morava longe e só tinha o dinheiro para um ônibus. Aí, saltava num ponto e ia de carro com ele - conta Abuda, que aproveitava para filar o lanche que a tia levava para quem tinha pouco o que comer.

Daquela safra, segundo o jogador, ainda surgiram os atacantes Rafael Oliveira, hoje no Avaí, Moisés, ex-Santos e atualmente no Ipatinga, e o meia Giovanni, do Atlético-MG. O volante cruz-maltino lamenta que muitos não tenham atingido o sonho por falta de estrutura dos clubes, da própria família ou por não terem tido uma oportunidade real no futuro. Abuda escapou desta lista, mas explica o motivo de só ter tido destaque agora, aos 23 anos.

- Faltou espaço, fui pouco visto na Ferroviária-SP, depois no Petrolina-PE. Agora é que tive uma sequência de mais de um ano no Cruzeiro e pude desenvolver meu trabalho. Vai somar muito para mim estar lado a lado com jogadores como Felipe e Juninho, de nível de Seleção. Agora é batalhar para conquistar meu espaço aos poucos no Vasco - comentou.

A regularização da mais recente aquisição do elenco de Cristóvão Borges deve acontecer no início desta semana, Por enquanto, Abuda, que não joga há pouco mais de um mês, aprimora a forma física e pretende estar à disposição para ser relacionado em cerca de dez dias. Ele, que firmou contrato até 2014, disputa posição com nomes mais famosos, como Romulo, Nilton, Fellipe Bastos, Eduardo Costa, além de Diego Rosa e Renato Augusto.

Abuda recebe a camisa do diretor Daniel Freitas na apresentação


Fonte: GloboEsporte.com