Em 2011, 'quarta-maldita' dizimou brasileiros nas oitavas da Libertadores

Quarta-feira, 09/05/2012 - 17:29

Corinthians e Vasco entram em campo nesta quarta-feira ressabiados. Não só eles, como também os demais clubes brasileiros que atuarão pelas oitavas de final da Copa Libertadores nesta semana. Tudo devido a um imprevisto ocorrido na edição 2011 do certame, quando quatro equipes do País, tidas como favoritas, sucumbiram em um único fatídico dia, que ficou conhecido como "quarta maldita".

No ano passado, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio e Internacional disputavam uma vaga nas quartas de final da Libertadores quando sucumbiram diante de Once Caldas, Libertad, Universidad Católica e Peñarol, respectivamente. Curiosamente, todos os jogos ocorreram no dia 4 de maio, uma quarta-feira, que causou comoção no futebol brasileiro. A expectativa era de que o Brasil conseguisse chegar às semifinais com ao menos três representantes.

O Santos, único time do País que conseguiu se classificar na ocasião, chegou à final e se sagrou campeão do torneio pela terceira vez em sua história. Contudo, a equipe paulista havia atuado pelas oitavas na terça, 3 de maio, e se livrou da "maldição" que assolou os clubes brasileiros no dia seguinte. Os tropeços de 2011 representaram a pior atuação do Brasil na Libertadores desde 1994.

Na atual temporada, cinco equipes brasileiras estão nas oitavas de final: Corinthians, Vasco, Santos, Internacional e Fluminense, e ao menos quatro delas podem avançar. O clube da Vila Belmiro, curiosamente, novamente se livra de entrar em campo em uma quarta-feira - atua nesta quinta, na Vila Belmiro, contra o Bolívar.

Já Corinthians e Vasco não "tiveram a mesma sorte". Os dois clubes enfrentarão seus rivais nas oitavas, Emelec e Lanús, respectivamente, nesta quarta, com a sombra das eliminações da temporada passada. No Pacaembu, os paulistas precisam de uma vitória simples para avançar, enquanto um empate classifica os cariocas, em duelo que será realizado na Argentina.

Fonte: Terra